UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Virtuosismo conduz italiano Aterballetto

INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA

Uma parceria da TV Cultura com a produtora Antares vem dando oportunidade a um público amplo de tomar contato com algumas das principais companhias estrangeiras de dança que se apresentam no país.
De 2001 para cá, já foram apresentados programas de Eva Yerbabuena, Netherlands Dans Theater, Ballet Gulbenkian, La la la Human Steps e Culberg Ballet. Domingo é a vez do Aterballetto. Em breve mais dois serão lançados: O Vertigo e Frankfurt Ballet.
A dinâmica é de documentário: imagens de bastidores, entrevistas com coreógrafos, diretores e bailarinos, alternadas com imagens da cena e outras de arquivo. Se a qualidade da filmagem nem sempre é a melhor, pois registra o espetáculo no momento da apresentação, com luz de palco, não é menos verdade que várias cenas ficam mais fortes depois, iluminadas pelos depoimentos.
Dirigido por Mauro Bigonzetti, o grupo italiano Aterballetto esteve no Brasil em novembro de 2002. Apresentou obras de dois grande nomes: William Forsythe e Jirí Kylián; mas o vídeo registra apenas a coreografia "Canzoni", do próprio Bigonzetti. Uma entrevista com o coreógrafo acompanha todo o programa -até agora o maior da série, com 55 minutos, incluindo praticamente todas as cenas de "Canzoni".
O virtuosismo é a essência dessa coreografia, que começa e termina com todo o grupo em cena, mas se organiza numa série de solos, duos e trios, onde as individualidades são exploradas. Repetição, ou esvaziamento, são riscos assumidos. Para não dizer que são problemas.
Bigonzetti (bailarino do próprio grupo, de 1982 a 1993) procura trabalhar também com a multiculturalidade. Não exatamente nos movimentos, mas sim pelo uso de músicas de diferentes culturas. A coreografia ressalta as linhas corporais e a técnica apurada da companhia.
O grande mérito dessa série, sem dúvida, é popularizar a linguagem da dança, tantas vezes restrita a um público de aficionados e abastados (em temporadas curtas e caras). Oxalá os programas continuem, ampliando, quem sabe, o panorama para companhias brasileiras também.


ATERBALLETTO. Quando: domingo (dia 14), às 22h30, na Cultura.


Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: Erudito: Municipal faz 92 anos com "3ª" de Mahler
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.