São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Canal exibe obra-prima de Jerry Lewis

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Eu sei que hoje passa "A Cidade dos Homens" (TC Premium e HD, 23h40; não recomendado para menores de 16 anos). Mas, com todo respeito, hoje é dia de "O Terror das Mulheres" (TCM, 16h05; classificação indicativa não informada), ou seja, de Jerry Lewis.
A barra se eleva quando se trata desse comediante de primeira e desse diretor de primeira. E aqui, em uma de suas obras-primas, contando a história do sujeito que, por ter sido abandonado pela garota, não pretende conviver com elas.
Ora, onde é que Jerry consegue emprego, quando decide que trabalhar é o melhor modo de sair da depressão? Num pensionato cheio de garotas.
Elas são diferentes entre si, mas que importa? Cada particularidade é vivida por ele como uma facada nas costas. Nós não nos importamos. Limitamo-nos a rir. Fingimos não saber que cada um é um pouco como ele. Jerry sabe. Basta a cena final (não vou descrevê-la por motivos óbvios) para ver que ele concebe nossa existência sexual como um teatro.


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Crítica/exposição/"Faz Parte": Carvalhosa duplica experiência do cubo branco das galerias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.