São Paulo, sábado, 12 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro registra futuro da arte brasileira


"Antarctica Artes com a Folha", projeto que varreu o país em busca de novos talentos, lança hoje o livro-catálogo que mostra a produção atual de 61 dos artistas selecionados


FERNANDO OLIVA
da Redação

A jovem arte contemporânea brasileira já tem o seu retrato para o começo do próximo milênio. O "Antarctica Artes com a Folha", mapeamento inédito das artes plásticas no Brasil, ganha hoje um livro-catálogo com criações de mais de 60 artistas.
Quando suas obras foram exibidas na antiga sede da Prefeitura de São Paulo, no parque Ibirapuera, há dois anos, a maioria era completamente desconhecida e nunca havia participado de uma exposição. Agora são disputados pelas principais galerias do país, sendo que quatro deles estão na Bienal.
A ousadia do projeto fez com que cinco curadores saíssem em busca da jovem arte contemporânea do país em mais de 60 cidades -de Pelotas (RS) a Macapá (AP), de Rio Branco (AC) a Maceió (AL), em 26 Estados mais o Distrito Federal.
Lisette Lagnado, Lorenzo Mammi, Nelson Brissac Peixoto, Stella Teixeira de Barros e Tadeu Jungle percorreram 1.360 ateliês e analisaram cerca de 13,6 mil obras para chegar aos 62 nomes que deram corpo à mostra coletiva do "AAcF". À época, deveriam ter entre 14 e 32 anos de idade.
O livro registra a evolução dos artistas, já que também reúne obras de sua produção recente, além da biografia de cada um e textos de apoio dos curadores.
O lançamento acontece na galeria Casa Triângulo, em São Paulo, que sedia mostra com novos trabalhos de 48 dos artistas revelados.
A produção do livro-catálogo ficou adormecida por quase dois anos, até que a editora de livros de arte Cosac & Naify e a produtora cultural Isabella Prata, uma das idealizadoras do projeto, deram corpo à idéia. O projeto gráfico é de Luciana Vaz Guimarães.
"A Folha fica muito satisfeita que o livro tenha sido realizado, pois é uma forma de dar permanência à mostra que revelou novos artistas", diz Marcos Augusto Gonçalves, editor de Domingo, que representou a Folha na parceria entre Cosac & Naify e Isabella Prata.
Para o curador Lorenzo Mammi, o livro conseguiu ser bastante fiel ao retratar uma geração. "É importante avaliar o peso que esses artistas vão assumindo com o tempo, e isso só é possível com uma documentação adequada."
˛

Livro: Antarctica Artes com a Folha Editora: Cosac & Naify Edições
Lançamento: hoje, das 14h às 20h (a mostra acontece até 20/9, das 14h às 20h, de seg. a dom.) Quanto: R$ 68 (207 págs.)
Onde: Casa Triângulo (r. Bento Freitas, 33, tel. 011/220-5910)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.