São Paulo, sábado, 12 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

UM ORFANATO DO BARULHO
SBT, 13h50. (The Leftovers). EUA, 1986, 94 min. Direção: Paul Schneider. Com John Denver, Cindy Williams. Crianças devem abandonar o orfanato onde vivem felizes. A ordem é que sejam adotadas imediatamente. Elas armam um plano para ir à TV e pedir para que o orfanato não seja desativado.

SPACECAMP - UMA AVENTURA NO ESPAÇO
SBT, 15h20.
(Spacecamp). EUA, 1986, 107 min. Direção: Harry Winer. Com Kate Capshaw, Lea Thompson, Kelly Preston. Jovens em visita a centro espacial fazem o que se espera deles: são lançados acidentalmente no espaço.

AMIGOS PARA SEMPRE
Globo, 22h25.
(Far from Home: The Adventures of Yellow Dog). Canadá, 1994, 80 min. Direção: Phillip Borsos. Com Mimi Rogers, Bruce Davison, Jesse Bradford. Menino e cachorro naufragam com pequeno barco, no interior do Canadá. Conseguem safar-se. Encontrar o caminho de volta e enfrentar as dificuldades da travessia é o que justificará o título. Inédito.

PERDIDOS NA AMÉRICA
Bandeirantes, 22h20.
(Lost in America). EUA, 1985, 91 min. Direção: Albert Brooks. Com Albert Brooks, Julie Hagerty, Sylvia Farrel. A soma de problemas profissionais e pessoais leva o publicitário Brooks a optar pela liberdade: compra um trailer e sai viajando pela América. Comédia com proposta simpática, mas é aquela coisa de Brooks, que nunca se realiza plenamente, mas é razoável.

EU SOU O SENHOR DO CASTELO
Cultura, 0h.
(Je Suis le Seigneur du Château). França, 1989, 88 min. Direção: Régis Wargnier. Com Jean Rochefort, Dominique Blanc. O mundo infantil observado a partir de um garoto órfão de mãe, para quem o pai providencia uma governanta que também tem um filho. O mundo infantil como crueldade, dureza e perversidade. Legendado.

CRIANÇA AMADA: UMA HISTÓRIA REAL Globo, 0h10.
(Love Child). EUA, 1982, 96 min. Direção: Larry Peerce. Com Amy Madigan, Beau Bridges. Moça que engravida na prisão tem de lutar muito para ficar com a criança, depois que ela nasce. Telefilme, óbvio.

O MARIDO VIRGEM
CNT/Gazeta, 0h15.
Brasil, 90 min. Direção: Saul Lachtermacher. Com Perry Salles, Sandra Barsotti. Conquistador inveterado apaixona-se por garota virgem, que o força a casar para ter relações sexuais. Ele topa. Mas, depois de casado, não consegue transar com a garota, só com outras mulheres. Variação de "O Belo Antônio", do italiano Mauro Bolognini, aqui em tom de comédia erótica.

FUGA DE NOVA YORK
SBT, 1h40.
(Escape from New York). EUA, 1981, 99 min. Direção: John Carpenter. Com Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine, Donald Pleasence. Em 1997, o avião em que viaja o presidente dos EUA cai em Manhattan, Nova York (então transformada em uma imensa prisão), após sofrer atentado. O prisioneiro Kurt Russell tem 24 horas para resgatá-lo, ao fim das quais ele próprio explodirá. Não é uma história especialmente interessante e ainda tem o herói sem carisma Russell. Vale a mão firme de Carpenter.

A LOUCURA DE SARAH
Globo, 1h55.
(The Haunting of Sarah Hardy). EUA, 1989. Direção: Jerry London. Com Sela Ward, Michael Wood. Herdeira casa e vai morar na propriedade onde sua mãe morreu e seu pai se matou. Seguem-se aparições. Segura peão!

AS BONECAS DO SEXO
Bandeirantes, 2h20.
(The Sex Puppets). EUA, 1993, 102 min. Direção: Eric Louzil. Com Dana Plato, Daniel Barquet. Equipe de belas garotas conhecida como "As Bonecas do Sexo" participa da competição "Corrida da Cama". Inspirado pelo título, vale mais a pena pensar em outra competição: a corrida para a cama. Durma antes desse filme.

UM DEMÔNIO NA MINHA JANELA
SBT, 2h55.
(A Demon in My View). Alemanha, 1992, 111 min. Direção: Petra Haffter. Com Anthony Perkins, Uwe Bohm. Problemas de vizinhos: um, antigo morador de um prédio, é traumatizado e vive observando os vizinhos; outro, recém-chegado, tem o mesmo nome do primeiro e torna-se seu alvo preferencial.

SEDUÇÃO NA ÍNDIA
SBT, 5h.
(Bombay Talkie). Inglaterra, 1970, 110 min. Direção: James Ivory. Com Shashi Kapoor, Jennifer Kendal. Escritora inglesa apaixona-se, na Índia, por ator local. Ato contínuo, apaixona-se também pela cultura indiana. Típico Ivory, totalmente britânico.


TV PAGA
Agonia de uma arte

da Redação

Um dia desalentador, a não ser por reprises reprisadíssimas, como "O Fundo do Coração" (Multishow, 4h15), de Francis Coppola, ou "Um Assunto de Mulheres" (Eurochannel, 14h).
Existe ainda a hipótese de conferir "Somente Deus por Testemunha" (Bravo Brasil, 0h45), versão de 1958 da tragédia do Titanic e compará-la ao blockbuster de James Cameron.
Será pouco, ou será que a maior parte do público quer isso mesmo: Ratinho na TV aberta e filme ordinário na TV paga? Estamos em um ciclo em que só se tem por diversão o que é francamente tolo ou estará a era do cinema -arte das imagens em movimento- agonizando? A última não é uma hipótese a descartar, em todo caso. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.