São Paulo, sábado, 12 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vik Muniz cobre museu do Brooklyn com doces

DE NOVA YORK

Não é só com os quasi-cinemas de Hélio Oiticica e de Neville d'Almeida que o Brasil está presente na cena cultural de Nova York. Desde o dia 1º uma das maiores obras do fotógrafo brasileiro Vik Muniz enfeita a fachada do BAM -o Brooklyn Museum of Arts.
Ali, na esquina das avenidas Lafayette e Flatbush, a representação do museu cobre o local enquanto este sofre uma reforma que deve durar pelo menos até o meio do ano que vem. Explico: como todas as obras que se prezem, esta também é coberta por tapumes para escondê-la.
Mas, sendo a obra um museu e a cidade Nova York, Muniz foi chamado para imaginar o seu próprio tapume. Ele fez uma imagem da frente do prédio e a recriou com doces.
É o "CandyBAM", instalação que usa confeitos, balas, pirulitos, pastilhas, chocolate e o que mais estivesse na cabeça do mais premiado fotógrafo brasileiro no exterior.
Acostumado a utilizar materiais comestíveis como chocolate, açúcar, molho de tomate e até pimenta para criar imagens que fotografa e que são vendidas por milhares de dólares para colecionadores nos EUA e na Europa, Vik Muniz desta vez pensou grande: seu painel tem cem metros de comprimento por 20 de altura.
Sua idéia era transformar a fachada do museu numa casa de doces típica dos contos de fadas dos irmãos Grimm, uma das leituras preferidas do artista. O "CandyBAM" foi bancado pelo BAM em conjunto com o Public Art Fund, entidade nova-iorquina que patrocina projetos de arte pública há 25 anos.
O BAM é o centro cultural ainda em atividade mais antigo dos Estados Unidos. Sua sede original foi erguida em 1861 e destruída por um incêndio no começo do século passado. O edifício atual é de 1906 e a fachada recebe sua primeira reforma em 94 anos. As obras, no entanto, seguirão o projeto original do arquiteto Henry Beaumont Herts (1871-1933). (SD)


Texto Anterior: Nova York: Oiticica rememora torres do WTC
Próximo Texto: Almodóvar se veste de Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.