São Paulo, quarta, 12 de novembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES
Carlito Carvalhosa abre mostra em SP
Exposição questiona natureza do espaço

da Redação

As oito esculturas que Carlito Carvalhosa apresenta a partir de hoje no Gabinete de Arte Raquel Arnaud deixam muito poucas pistas para o espectador.
Fugidias, as peças brancas refletem a luz e não deixam claro de onde vieram, como foram feitas e com que material.
Ao mesmo tempo são lisas e orgânicas. Unem a elegância e um certo "desengonçamento".
Como sintetiza o artista, são peças que questionam a "natureza do espaço e a dificuldade da matéria de se entregar".
A matéria em questão é uma velha conhecida de todos. É a mesma porcelana com a qual nos defrontamos nos banheiros.
Carvalhosa explica que, de certa forma, foi o caráter íntimo do material que lhe atraiu -o que não significa que tenha nutrido a intenção de manter essa intimidade. Nesses trabalhos sobressai justamente o estranhamento. "São peças que não deveriam estar juntas do jeito que estão", opina o artista, que participa do projeto "Arte/Cidade 3" com cinco obras feitas com 20 toneladas de asfalto.
Para a exposição no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, Carvalhosa não trouxe apenas as esculturas em porcelana. Recuperando pontos de sua trajetória de pintura, o artista também apresenta quatro desenhos em tinta óleo sobre papel cristalex -"Muito usado como toalha de mesas de churrascaria".
As obras pictóricas, sem título assim como as esculturas, têm, para o artista, a função de "espelhos". Ao mesmo tempo elas tiram o "aspecto de corredor da galeria" e colaboram para que o espectador não tenha pistas das obras de arte. Pistas para quê?
(CASSIANO ELEK MACHADO)
Exposição: Carlito Carvalhosa Quando: hoje, às 20h; segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 14h Onde: Gabinete de Arte Raquel Arnaud (r. Artur de Azevedo, 401, tel. 011/883-6322) Preços das obras: de US$ 2.600 (desenhos) a US$ 6.000 (escultura)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.