São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Multishow exibe o Fuji Rock Festival a partir de hoje

MARCELO NEGROMONTE
da Redação

O maior festival pop que a Ásia presenciou no ano passado, o Fuji Rock Festival, será exibido pelo canal Multishow (Net/Sky) em duas partes. A primeira vai ao ar hoje, às 16h, e a segunda, dia 19, no mesmo horário.
Depois do fiasco da edição de 97, devido a um tufão aos pés do monte Fuji, no Japão, o festival foi à baía de Tóquio, em 1º e 2 de agosto de 98, com 32 atrações como Beck, Sonic Youth, Primal Scream, Lo-Fidelity Allstars, Goldie, Iggy Pop, Asian Dub Foundation, Ian Brown, Stereophonics, além das japonesas Geodezik, Audio Active, Hotei, Shonen Knife.
Sob um calor de 37 graus, aliado à umidade asfixiante do verão japonês e muita lama no primeiro dia, cerca de 70 mil pessoas (nos dois dias) se reuniram próximo ao porto de Tóquio para passar mais de dez horas assistindo aos shows nos dois palcos do festival.
Nem todas as bandas que participaram do FRF estão no especial exibido pelo Multishow. Ficaram de fora, por exemplo, Garbage, Korn, Björk e Prodigy (os últimos foram as últimas atrações de cada dia do palco principal).
E cada artista exibido no especial aparece com apenas uma música. Beck, que então não havia lançado "Mutations", é mostrado em um dos pontos altos de sua apresentação com "Where It's at", em que satiriza um dançarino de break e imita um carrasco sadomasoquista.
Sonic Youth é puro terror de guitarras em "Wild Flower Soul", com Kim Gordon impávida e muito longe dali. E visceralmente é como Iggy Pop encerra seu show com "Passenger" -gritando "Estou sozinho" e chamando os japoneses para subir ao palco.
No quesito cool, os britânicos Primal Scream ("Burning Wheel") e Lo-Fidelity Allstars ("Battle Flag") foram os destaques.
O japonês Audio Active e os anglo-indianos do Asian Dub Foundation deram o caráter de protesto do Fuji Rock, com shows pulsantes e discursivos.
De japonês e interessante, há o eletrônico Geodezik, em cujo show não faltou o theremin (uma espécie de ancestral do sintetizador, em que o som é obtido sem que seja tocado com as mãos).


Texto Anterior: Ministério reprova brincadeira
Próximo Texto: Cinema - "Os Picaretas": Essa comédia não é para crianças, diz diretor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.