São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"DO FUNDO DO MAR"
Tubarão pensa e o espectador, não

da Reportagem Local

Resumir a coisa é fácil. Cientistas numa plataforma em alto-mar alteram geneticamente os tubarões, tentando dar mais inteligência aos animais. Os bichões passam a pensar como gente, armam uma revolta e os humanos do elenco vão sofrer um bocado antes de virar lanche.
"Do Fundo do Mar" é isso, mistura de "Tubarão" com "Alien". Do primeiro, usa a figura naturalmente apavorante do assassino dos mares. Do segundo, empresta o clima claustrofóbico, já que as instalações do laboratório são inundadas e os tubarões passam a perseguir as pessoas pelos corredores e alojamentos.
O bom do filme é assumir sua condição "trash". A partir dos atores principais. Thomas Jane, que interpreta o mergulhador Carter, é um sub-Kevin Costner, imitando descaradamente o astro. E Saffron Burrows é uma cópia deslavada de Sigourney Weaver -chegando até a ter uma cena em que tira o macacão e fica só de calcinha e sutiã diante do tubarão, como Sigourney em "Alien".
Samuel L. Jackson adora a postura "sou um ator de respeito tentando dar certa dignidade a um filme classe Z". Quanto ao resto do elenco, a maioria assinou contrato para ser comida de tubarão.
Com um trio de tubarões gigantescos e bem-feitinhos, "Do Fundo do Mar" é um filme para divertir, sem fazer o espectador pensar. Pode deixar que os tubarões já pensam até demais. (TM)


Avaliação:   


Filme: Do Fundo do Mar Título Original: Deep Blue Sea Produção: EUA, 1999 (104 min) Direção: Renny Harlin Com: Thomas Jane, Saffron Burrows, Samuel L. Jackson Quando: a partir de hoje, nos cines Cinearte 2, SP Market 3 e circuito

Texto Anterior: "Macunaíma" volta ao cartaz
Próximo Texto: Curta às Seis: Bom que são de graça
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.