UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

ILUSTRADA

Para diretor, caso pode prejudicar turismo do Rio

Julgamento de Gerald Thomas por ato obsceno é adiado para fevereiro

HENRI CARRIÈRES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O diretor teatral Gerald Thomas, 49, indiciado por prática de ato obsceno, disse ontem que seu caso poderá prejudicar a imagem do Rio internacionalmente, além de torná-lo um inimigo da cidade.
Thomas esteve ontem no TJ (Tribunal de Justiça) do Rio para uma segunda audiência no 2º Juizado Especial Criminal. Havia expectativa de que a sentença poderia ser anunciada, mas a audiência foi adiada para 17 de fevereiro.
"Isso pode acabar repercutindo muito mal para o turismo do Rio. Se o turismo quiser perder, vamos ver até onde vai isso. É muito melhor ter Gerald Thomas como aliado, escrevendo artigos fervorosamente a favor do Rio, do que fervorosamente contra", disse ele após o anúncio do adiamento.
Thomas foi indiciado no artigo 233 do Código Penal, que prevê pena de três meses a um ano de detenção ou pagamento de multa.
Em 17 de agosto deste ano, diante das vaias após a estréia da peça "Tristão e Isolda", Thomas exibiu as nádegas para a platéia do Teatro Municipal do Rio. Para exemplificar o que considera má repercussão do caso, o diretor mostrou reportagem publicada ontem no jornal "The New York Times". "Trata-se, afinal, de uma cidade notoriamente permissiva e, até mesmo, licenciosa", diz o texto.
O motivo do adiamento da audiência foi a ausência da secretária de Cultura do Estado, Helena Severo, testemunha considerada fundamental pelo Ministério Público. Ela disse que tinha uma reunião no horário da audiência, mas que pediu para o procurador do Teatro Municipal, Alexis Cristo, justificar sua ausência. Thomas criticou a secretária, que preside a Fundação Teatro Municipal: "Fui completamente censurado pela Helena Severo durante todo o processo de ensaio". "Não houve censura nenhuma da nossa parte, nem minha nem da direção artística do teatro, tanto é que o espetáculo foi encenado", diz Severo.


Texto Anterior: Ilustrada: Fundos de cinema são regulamentados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.