São Paulo, sábado, 12 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Um canal de coisas brasileiras e alguns filmes

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Às vezes uma idéia que parece boa revela-se, com o tempo, pouco eficiente. É mais ou menos o que aconteceu com o Canal Brasil. Originalmente uma estação de filmes brasileiros, há algum tempo ela optou por ser um canal das coisas brasileiras.
A mudança deve-se, em parte, ao alto custo de manutenção de um canal deste tipo. Em sua existência, o Canal Brasil exibiu e ajudou a recuperar uma boa quantidade de filmes.
E isto, como se sabe, custa dinheiro, assim como custa comprar direitos de exibição em TV. Isso trazia algumas limitações ao canal, entre elas o excessivo número de filmes produzidos pelos sócios da emissora (os Barreto e Massaini).
A opção por programas abriu espaço para música e entrevistas. Mas é o caso de perguntar se o canal não ficou um tanto desfocado. Ou seja, o fã de filmes que ligue ocasionalmente nesse canal pode topar, às 19h, com o programa "Luz, Câmera, Canção".
Passemos por programas relacionados com cinema, como "Retratos Brasileiros" (18h30) ou "Curta na Tela" (20h). O certo é que só às 21h, mais ou menos quatro horas após o último filme exibido, vai entrar "Bar Esperança", de Hugo Carvana.
O horário é muito bom, de todo modo. O perigo é aquelas pessoas que sintonizam canais de filmes ao acaso, dado os acontecimentos, já não levarem mais em conta o Canal Brasil.
De todo modo, é bom saber que essa crônica de um bar carioca resulta, possivelmente, no melhor filme dirigido por Carvana. Lamentação de uma época que termina, por um lado, mas lugar de resistência, por outro. Não é à toa que o bar se chama Esperança. Esperança que, como se sabe, é a última que morre. Aqui, o bar é o último que fecha. Estávamos em 1983. O cinema desafiava abertamente o regime militar.

TV ABERTA

Burton se diverte com fantasmas em terror-cômico

Os Fantasmas se Divertem
SBT, 14h15.
(Beetlejuice). EUA, 1988, 92 min. Direção: Tim Burton. Com Alec Baldwin, Geena Davis, Winona Ryder, Michael Keaton. Depois que morre em acidente, casal de fantasmas (Baldwin e Davis) usa de todos os expedientes para se livrar dos novos proprietários de sua casa de campo. Quem os ajuda na tarefa é outro fantasma (Keaton). Perfeito para o horário.

Minha Irmã É um Extraterrestre
SBT, 16h.
(Stepsister from Planet Weird). Austrália, 2000. Direção: Steve Boyum. Com Courtnee Draper, Lance Guest, Vanessa Lee Chester. As mudanças profundas na vida de uma adolescente, a partir do momento em que sua mãe se apaixona por um extraterrestre que, de resto, traz a tiracolo uma filha.

Ela Vai Ter um Bebê
Bandeirantes, 17h.
(She's Having a Baby). EUA, 1988, 106 min. Direção: John Hughes. Com Kevin Bacon, Elizabeth McGovern. Jovem casal, Jake e Kristy Brigges, que, em meio ao despreparo da vida conjugal, vive uma série de situações engraçadas e comoventes junto a vizinhos invejosos e a presença dos pais sempre cobrando a vinda de um neto.

Perigo Imediato
Record, 22h15.
(Peril). EUA, 2000. Direção: David Giancola. Para salvar sua família da ruína, Terry e Scott decidem procurar pelo dinheiro que o cunhado de Terry, que cometeu suicídio logo depois, roubou. No caminho, Scott cai numa armadilha e fica incapaz de fugir. Desesperada, Terry precisa encontrar ajuda sem envolver as autoridades.

Destino Insólito
Globo, 22h55.
(Swept Away). EUA/ Inglaterra, 2002, 89 min. Direção: Guy Ritchie. Com Madonna. "Remake" de "Por um Destino Insólito", realizado em 1974 por Lina Wertmuller, tratando das relações entre uma milionária insatisfeita (Madonna) e seu empregado. Adriano Giannini, que faz o empregado, é filho de Giancarlo Giannini, que fez o mesmo papel no filme original. Pé atrás. Inédito.

Jornada nas Estrelas 2 - A Ira de Khan
SBT, 23h30.
(Star Trek 2 - The Wrath of Kahn). EUA, 1982, 113 min. Direção: Nicholas Meyer. Com William Shatner, Leonard Nimoy. Desta vez, a Enterprise tenta reaver o projeto Genesis roubado por Khan. Enfim, uma festa para os fãs.

A Lenda de um Guerreiro
SBT, 1h45.
(Druids). Canadá/França, 2000, 120 min. Direção: Jacques Dorfmann. Com Christopher Lambert. Vercingetorix, rei dos gauleses, tem a missão de evitar o domínio de Roma sobre seu povo, opondo-se a Julio Cesar. Legendado.

Amor na Noite
Bandeirantes, 2h30.
(Love in the Night). EUA, 1995, 92 min. Direção: Anthony Christopher. Com Lynn Wolf, Tom Paris. Moça acompanha prostitutas para efeito de reportagem. A excitante vida das prostitutas não deixará de contaminá-la.

Simplesmente Irresistível
Globo, 2h35.
(Simply Irresistible). EUA,1999, 95 min. Direção: Mark Tarlov. Com Sarah Michelle Gellar. Sarah é uma garota que se apaixona por um executivo que só dá bola para a própria carreira. Mas ela tem uma carta na manga, uma poção mágica que coloca na comida dele. Inédito.

Carruagens de Aço
SBT, 3h45.
(Steel Chariots). EUA, 1997, 96 min. Direção: Tommy Lee Wallace. Com Dan Albright. Família de corredores de stock-car em conflito: o irmão mais velho se acha agora com maturidade para vencer; o mais novo não quer saber disso. Feito para TV. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: França Fest! Festa junina fora de época!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.