São Paulo, sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA AÇÃO

Atores veteranos e talentosos não livram "Red" da chatice

CRÍTICO DA FOLHA

"Red - Aposentados e Perigosos" tem uma premissa curiosa: atores veteranos, mais acostumados a filmes "sérios", em papéis de heróis de ação típicos de Stallone, Van Damme, Steven Seagal e cia.
O problema é que ninguém pensou num roteiro que transformasse essa ideia em um filme divertido.
"Red" tem no elenco Bruce Willis, Morgan Freeman, Helen Mirren, John Malkovich, Brian Cox e Richard Dreyfuss. Somados, eles já foram indicados ao Oscar 12 vezes e ganharam três, além de diversos Globos de Ouro e Palmas de Ouro em Cannes.
Com exceção de Willis, veterano de filmes de ação, nenhum deles parece muito à vontade aqui. Mas o cachê deve ter falado mais alto.
Willis interpreta Frank Moses, um agente da CIA aposentado que descobre que sua antiga agência está tentando matá-lo. Ele reúne seu velho time de mercenários (Freeman, Malkovich, Mirren) para resolver o caso. O filme, inspirado num gibi, tem um tom cínico e debochado, como se ninguém estivesse mesmo levando aquilo a sério. Mas não tem graça.
Há incontáveis piadas com a idade dos protagonistas: Malkovich se irrita quando um inimigo o chama de "vovô" e manda o coitado pelos ares. Quando perguntam a Helen Mirren sua profissão, ela responde, com toda sua fleuma britânica: "Eu mato pessoas, querida!"
Se "Red" não funciona como comédia, as cenas de ação também não trazem nada de novo. A trama é tão confusa e mal escrita que, lá pela metade, o espectador nem lembra mais a quem os vovôs estão perseguindo. A quem apela este filme?
Aos fãs de filmes de ação? Será que algum deles se interessa em ver Helen Mirren carregando uma bazuca ou John Malkovich correndo atrás de assassinos com uma carga de dinamite presa na cintura?
(ANDRÉ BARCINSKI)

RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS

DIREÇÃO Robert Schwentke
PRODUÇÃO EUA, 2010
COM Bruce Willis, Helen Mirren e Morgan Freeman
ONDE nos cines Anália Franco UCI, Bristrol e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ruim


Texto Anterior: Crítica/Comédia: Filme previsível e sem fôlego repete tiques das "sitcom"
Próximo Texto: Crítica/Documentário: Centrado na competição e na rivalidade, longa transforma Senna em semideus
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.