São Paulo, sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Professora e crítica literária Bella Jozef morre aos 85 anos

Especialista em literatura hispano-americana, ela foi assistente do poeta Manuel Bandeira

DO RIO

A crítica literária Bella Jozef, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, morreu anteontem, aos 85, em casa, no Rio.
Carioca, ela foi pioneira no ensino da literatura hispano-americana nas universidades brasileiras. Era considerada a principal crítica do gênero no país.
Sua participação foi decisiva para que a produção literária da América Latina passasse a ser tratada no meio acadêmico brasileiro de forma diferente da espanhola.
Jozef foi autora de uma série de livros, incluindo "História da Literatura Hispano-Americana" (Ed. UFRJ/Francisco Alves).
Ela lecionou na UFRJ durante toda a carreira. Na década de 1950, foi assistente do poeta Manuel Bandeira (1886-1968), que dava aulas na faculdade de Letras da universidade.
Por sua atuação profissional, ela recebeu títulos estrangeiros, como o argentino Ordem de Mayo e o peruano Ordem do Sol.
Jozef morreu em decorrência de uma parada cardíaca. Ela deixa marido e dois filhos. Ontem, foi lançado o último livro organizado por ela, "Escritos sobre Gabriel García Márquez" (Ed. UFRJ).
O enterro está marcado para hoje, às 11h, no Cemitério Israelita do Caju, no Rio.


Texto Anterior: Crítica/Documentário: Centrado na competição e na rivalidade, longa transforma Senna em semideus
Próximo Texto: Teatro: Cia Brasileira traz a SP peça baseada na obra de Leminski
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.