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TELEVISÃO
O britânico BBC News 24 vai levar ao ar reportagens durante 24 horas por dia
BBC lança canal exclusivo de notícias
IRINEU MACHADO
de Londres
A rede estatal britânica BBC (British Broadcasting Corporation)
lançou nesta semana um novo canal de TV exclusivamente para notícias. O canal BBC News 24 entrou
no ar no domingo para concorrer
com a CNN e a Sky News.
O canal pretende levar ao ar notícias 24 horas por dia. A programação terá boletins noticiosos e esportivos de hora em hora, atualizados a cada 15 minutos, nas horas
de pico de audiência.
As primeiras imagens do domingo foram apresentadas pelas "estrelas" do novo canal, os âncoras
Gavin Esler, ex-correspondente da
BBC nos EUA, e Sarah Montague,
ex-apresentadora e comentarista
econômica da rival Sky News.
O BBC News 24, como os dois canais abertos da BBC, não terá
anúncios comerciais e será mantido com dinheiro do contribuinte.
Moradores do Reino Unido pagam anualmente uma licença de
TV obrigatória que custa em torno
de US$ 160.
Com um total de cem jornalistas
em 13 redações no Reino Unido e a
possibilidade de usar a rede de 250
correspondentes da BBC em todo
o mundo, estima-se que o novo canal consumirá mais de US$ 50 milhões por ano.
Com esse custo, o canal nasceu
sob críticas. A primeira é a de que
se trata de um desperdício de recursos. Nem todos os contribuintes estão tendo acesso ao BBC
News 24. Inicialmente, a transmissão só é feita via cabo, atingindo
cerca de 2 milhões de assinantes de
sete provedores de TV a cabo.
O canal aberto BBC1 retransmitirá a programação do News 24 por
apenas quatro horas diárias, num
vácuo da sua programação, durante a madrugada.
Segundo a BBC, o novo canal vai
se tornar disponível a um público
maior no próximo ano.
Sobre os críticos que sustentam a
falta de necessidade de mais um
canal exclusivo de notícias, o diretor-executivo da BBC News, Tony
Hall, disse que a corporação está
"atendendo a um apetite por notícias, fornecendo aos contribuintes
um serviço que eles esperam de
uma emissora pública".
A BBC usa também, para justificar o novo canal, uma pesquisa
encomendada ao instituto Gallup
que constatou que 80% da população do Reino Unido assistiria ao
canal de notícias pelo menos uma
vez por semana.
Dos 2.047 adultos entrevistados,
63% disseram que a iniciativa era
uma "boa idéia" e mais de 44%
disseram que assistiriam ao canal
diariamente. "A julgar pelo resultado dessa pesquisa, o público
compreende as razões para lançarmos um canal como esse", afirmou Hall.
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