São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barrio realizará sua maior obra

FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM FORTALEZA

Dois artistas, entre os 45 que participam da 1ª Bienal Ceará América, são considerados como "referência" para os demais, de acordo com os curadores. Eles são o português naturalizado brasileiro Artur Barrio e o alemão naturalizado americano Hans Haacke.
Ambos possuem uma poética voltada à critica político-social, apesar de Barrio centrar seu fogo no próprio circuito da arte. "Essa idéia é genial, são dois artistas que de fato têm muito em comum", disse a crítica Ligia Canongia, que lançou um livro sobre Barrio.
Com tal deferência, Barrio ganhou, em Fortaleza, um desafio proporcional à homenagem: ele precisou ocupar sozinho um dos galpões da rede ferroviária, com mil metros quadrados. O galpão ao lado, de mesmo tamanho, é ocupado por 20 artistas.
"Em espaços fechados, essa instalação é a maior obra que já realizei", disse Barrio, durante a montagem de sua obra. Uma das saídas encontradas pelo artista foi ocupar a parte central do galpão com um trilho de trem de 70 metros de comprimento, sobre o qual poderá se mover um carrinho com uma vela de jangada, encomendada a jangadeiros locais.
Com isso ele trabalha com a memória do espaço, antigo galpão de trens, ao mesmo tempo que aponta para a energia do ar e da arte, como forma de propulsão.
Nas paredes brancas da sala ele faz desenhos e escreve suas típicas frases-manifesto, como "o curador é uma necessidade desnecessária". "Apesar da dimensão, uso o espaço como se fosse meu ateliê. Tenho total liberdade aqui, o oposto do que ocorreu em Kassel, uma mostra estranha, sem pureza, verdadeiro elefante branco."
A instalação, que chama "Situação/Título Impróprio para o Consumo Humano", receberá ainda 700 quilos de café pelo chão e, numa de suas extremidades, Barrio transformará o local em sala de leitura. "Vou colocar alguns sofás e livros de filosofia", disse. (FC)


Texto Anterior: Artes Visuais: Bienal do Ceará corre contra o tempo
Próximo Texto: Personalidade: Carlos Zara morre aos 72 anos em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.