São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cia. das Letras cria selo de HQ e publica quatro títulos de estréia

Romances desenhados são aposta de editora, que lança 20 "graphic novels" até 2010

DA REPORTAGEM LOCAL

Após a publicação esporádica de alguns grandes nomes das histórias em quadrinhos, a Companhia das Letras se prepara para lançar um selo especializado no gênero, o Quadrinhos na Cia.
A primeira leva de lançamentos, com quatro títulos, está programada para maio de 2009. A estréia já é um exemplo da diversidade que o selo pretende atingir, com 20 títulos nos próximos dois anos. Há desde autores conhecidos do público nacional, como Will Eisner, até ilustres desconhecidos, caso de Gene Yang e Craig Thompson, passando pelo brasileiro Spacca adaptando obra de Jorge Amado.
"São obras que atingem não só os fãs de HQ como também quem não tem costume de ler quadrinhos", diz o editor do selo, André Conti. "Vários títulos são obras-primas lá fora e estamos produzindo muita coisa aqui no Brasil."
Os títulos em tradução, portanto, estão longe de ser histórias de super-heróis. São "graphic novels" no sentido estrito: romances gráficos.

Romances em quadrinhos
É o caso de "American Born Chinese", indicada ao National Book Award -sobre as dificuldades de um filho de chineses nas escolas dos Estados Unidos-, ou "Jimmy Corrigan: The Smartest Kid on Earth", apontada como obra-prima pela "New Yorker" -que trata de um homem dos anos 1930, com vida social limitada e que usa a imaginação para escapar da infelicidade diária.
É o tipo de história em quadrinhos que a Companhia gosta de publicar, a julgar por lançamento anteriores: "Maus", de Art Spiegelman, que conta a história de um rato (judeus) que sobrevive a campo de concentração dos gatos (nazistas), e "Persépolis", de Marjane Satrapi -autobiografia de menina no Irã dos anos 80.
Entre as novidades nacionais, a editora aposta na graphic novel "Cachalote", de Daniel Galera e Rafael Coutinho. "São três volumes em um único livro, cada um contando um pedaço de seis histórias, que vão se esbarrando tematicamente. O conjunto é bastante inovador; nunca vi parecido aqui".
O projeto de duplas foi criado pela RT/Features, empresa que já realizou a coleção "Amores Expressos" em parceria com a Companhia da Letras -que enviava autores para escrever histórias de amor em diversas cidades do planeta. "Fecho essas listas com o Joca Terron, que, como eu, é viciado em quadrinhos, além de ser um cara com uma bela visão do panorama atual da literatura brasileira."
Além de aproximar duplas de escritores e desenhistas, a parceria pretende descobrir novos quadrinistas brasileiros. "Estamos trabalhando num hot site do selo com informações de como mandar originais", avisa Conti. (IVAN FINOTTI)


Texto Anterior: Última Moda - Alcino Leite Neto: Casa de Criadores
Próximo Texto: Globo relança "Escolinha" em DVD; Band estréia sua própria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.