São Paulo, Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIM BOM RESENHA
Livro investiga a batida da bossa nova

CARLOS CALADO
especial para a Folha


Muito já se escreveu e, mais ainda, se falou sobre João Gilberto, mas sua contribuição musical jamais foi analisada antes de modo tão objetivo e minucioso como fez o professor de língua portuguesa e músico paulista Walter Garcia.
O livro "Bim Bom - A Contradição sem Conflitos de João Gilberto" é uma versão pouco modificada da dissertação de mestrado que Garcia apresentou à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em 1998.
Deixando de lado as anedotas e casos fantasiosos que, praticamente, já se fundiram com a imagem pública do mestre da bossa nova, Garcia foi direto ao nó do problema: realizou uma profunda análise técnica para determinar as origens da batida de violão que mudou a história da música popular brasileira.
Partindo da hipótese (endossada por outros músicos bossa-novistas, como Tom Jobim e Roberto Menescal) de que João Gilberto sintetiza em seu violão a batucada do samba tradicional, Garcia disseca, um a um, os elementos que compuseram a lendária batida: do simples "bordão" (nota obtida nas cordas mais graves do violão, com a função de baixo) até a influência do jazz.

Radiografia
O resultado dessa análise -recheada com citações de personalidades musicais, como Carlos Lyra, Baden Powell ou o próprio João Gilberto, além de menções a estudos que a precederam- é uma reveladora radiografia da música popular brasileira dos anos 20 aos 50.
"Com brevidade, muito de tudo o que já se disse sobre João é reavaliado de modo a fazer mais sentido, ganhar mais clareza, cada idéia encontrando seu lugar. O que põe tudo em outro nível e anuncia um futuro diferente para as discussões teóricas sobre o assunto", elogia Caetano Veloso, no prefácio, ressaltando o "grande impacto" exercido pelo trabalho de Garcia.
Apesar da linguagem clara e direta utilizada pelo autor, o texto requer um considerável esforço do leitor, especialmente daquele pouco familiarizado com termos técnicos musicais.
Mas é leitura enriquecedora para todos aqueles que se interessam não só por João Gilberto, mas por essa música que continua levando a imagem deste país contraditório a todos os cantos do mundo.


Livro: Bim Bom - A Contradição sem Conflitos de João Gilberto Autor: Walter Garcia Editora: Paz e Terra Quanto: R$ 24 (221 págs.)


Texto Anterior: Aos 27, foi reconhecido
Próximo Texto: Discografia de João
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.