São Paulo, sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MODA

Documentário desmembra a alta-costura

LULIE MACEDO
EDITORA DO GUIA DA FOLHA

O cenário são os bastidores de um desfile. A câmera gira, pára e encontra o estilista francês Christian Lacroix. "Tenho dois tipos de clientes", diz. "As princesas do Oriente e as mulheres americanas."
A confissão, colhida pela equipe do documentário "The Essence of Haute Couture" (A Essência da Alta-Costura), anuncia o tom realista do programa produzido pela canadense Fashion Television, que o canal GNT exibe amanhã, às 16h.
Para fashionistas com alguma consciência, não há novidades. Estão lá todos os elementos que orbitam o universo da alta-costura: o superescapismo, os preços irreais, a fantasia. Para os não-iniciados, no entanto, o programa é bastante didático.
Apresentado pela repórter de moda Jeanne Becker, a fita costura depoimentos de (quase) todos os estilistas que importam. Falam Jean Paul Gaultier, Valetino, Karl Lagerfeld, Emanuel Ungaro, John Galliano. Basicamente, defendem seus métodos de criação, descrevem a alta-costura como trabalho artístico e sorriem sem poder disfarçar o blasé. Faz parte.
Falam também as clientes. Socialites texanas, atrizes de Hollywood -faltam as princesas do Oriente. Um dos melhores momentos acontece quando a equipe registra um piti de uma indignada compradora da Dior. "Ontem fui a uma importante maison de Paris. Sabe quanto custava um conjunto de saia e casaco? 72 mil! É preciso que as pessoas digam não a esses exageros", protestou, de olho numa pantalona Dior que vira num desfile.
Outros personagens que alimentam a "haute couture" foram ouvidos. David La Chapelle, o fotógrafo que transita do hip hop às passarelas; Cathy Horyn, influente jornalista do "New York Times" e os estilistas Ralph Rucci e Elie Saad, promessas da nova geração.
De resto, não é preciso refletir muito. Aliás, que seja assim. Melhor deixar de lado o trelelê e observar as lentas imagens das modelos carregando ilusão e sonho nas passarelas, com uma bela trilha sonora de fundo.


A Essência da Alta-Costura
Quando:
amanhã, às 16h, no GNT


Texto Anterior: Arte pública: Maria Bonomi aposta em temática indígena
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: A tecnologia e o grito de eureca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.