UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Coração de mãe regula fofocas na TV

XICO SÁ
CRÍTICO DA FOLHA

Os programas de fofocas na TV alcançam a virtuose do ramo em tempos de "BBB 3". Espionam a vida dos personagens dessas gincanas melhor do que o suposto jornalismo investigativo faz com políticos no país. E o bom disso tudo: narram o "reality show" a partir das tensões maternas. Coração de mãe é a única coisa sincera desse mundão fraudulento.
Todo dia tem uma mãe a falar do seu rebento. Astrid Fontenelle, do "Melhor da Tarde" (Band), pegou a mãe de Sabrina -coisinha tão bonitinha do pai do "BBB 3"- até na fila do banco. Pelo celular. Ela gosta sim de se olhar, espécie de Alice no espelho, disse a mamãe da moça. O barulho do banco atrapalhava um pouco. Imaginem como devem ter ficado os boys ao saber que estavam ao lado da matriz daquela beldade.
Astrid, com humor cuja fonte é o universo gay, é um sucesso nesse tipo de entrevista. A coisa rende. A apresentadora amacia ali as mãezinhas... e elas contam tudo. Leão Lobo, do mesmo programa, faz o tipo correto e passa sinceridade. Não compreende a falta de caráter que predomina no "Big Brother", enquanto as mães dos "macunaímas" defendem abertamente a "malandragem" dos pimpolhos.
Leonor Corrêa, a conhecida irmã do Faustão, rende mais ao ler o noticiário de fofocas de revistas e jornais. "Se Xuxa diz que tá caindo tudo, imagina nós..." Falava sobre o medo da mulher diante da lei da gravidade e paranóias afins. "A Casa É Sua" ainda carece de vigor. Na mesma Rede TV!, a fofoca tem no "TV Fama" a sua central. Mas os boatos de Nelson Rubens, um clássico do gênero desde o paleolítico da televisão, andam sem pimenta. Precisa ler o Antonio Salomão, no noticiário do portal iG.
Sonia Abrão tem a manha da fofoca, adquirida em anos de rádio e colunismo de jornal. Mas o seu "Falando Francamente" exagera no caráter informativo, o que, convenhamos, atrapalha o fuxico. É o tipo de coisa que não combina muito com seriedade.
O que todas as atrações têm em comum é o merchandising exagerado e no meio do programa. Vende-se de tudo no meio da fofocaiada, sempre com o auxílio dos próprios apresentadores. Não tem essa história de intervalo comercial. É na bucha.


Melhor da Tarde    
Onde: Bandeirantes
Quando: de segunda à sexta, às 12h30

A Casa É Sua   
Onde: Rede TV!
Quando: de segunda à sexta, às 13h

Falando Francamente   
Onde: SBT
Quando: de segunda à sexta, às 16h



Texto Anterior: Gastronomia: A falta que faz a cozinha "presidente"
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Casamentos sem sexo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.