São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis
SBT, 15h30.
  
(Scooby-Doo on Zombie Island). Canadá, 98, 77 min. Direção: Hiroshi Ayoama, Kazumi Fukushima, Jim Stenstrum. Após algum tempo separados, Scooby-Doo e turma se reúnem, dispostos a encontrar história inusitada e aterradora para programa de TV de Daphne. Certamente é bem superior ao longa-metragem lançado no Brasil em 2002.

Hércules e o Círculo de Fogo
Globo, 16h.
 
(Hercules and the Circle of Fire). EUA, 94, 91 min. Direção: Doug Lefler. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn. Depois que Prometeu fica sem o fogo que havia roubado aos deuses, os homens estão em situação delicadíssima. Enquanto Prometeu amarga o suplício eterno, Hércules dispõe-se a tirar o fogo do Olimpo e entregá-lo aos homens. Quinn como Zeus vale uma olhada.

Vingança à Queima-roupa
Record, 22h.
 
(Point Blank). EUA, 97, 90 min. Direção: Matt Earl Beesley. Com Mickey Rourke, Kevin Gage. Não é uma refilmagem do "Point Blank" de John Boorman. Criminosos planejam e executam plano de fuga durante transferência, com posterior tomada de reféns. Mickey Rourke em outra barca furada, algo que ele vem se especializando a cada ano.

A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final: A Morte de Freddy Krueger
SBT, 22h15.
 
(Freddy's Dead: The Final Nightmare). EUA, 91, 90 min. Direção: Rachel Talahay. Com Robert Englund, Lisa Zane. Freddy agora tem uma filha, com a qual pretende reunir forças para acabar com todos os adolescentes de Elm Street. Ainda que haja a presença marcante de Englund (como Freddy), a série demonstra um cansaço insone.

Intercine
Globo, 1h30.

A emissora oferece nesta sexta a comédia "Meus Problemas com as Mulheres" (83, de Blake Edwards, com Burt Reynolds e Julie Andrews) e o drama espacial "Apolo 13 - Do Desastre ao Triunfo" (95, de Ron Howard, com Tom Hanks e Ed Harris).

Assassinato em Nova York
Bandeirantes, 2h30.
 
(First Degree). Canadá, 96, 95 min. Direção: Jeff Woonough. Com Rob Lowe, Leslie Hope. O detetive Lowe não só resolve o assassinato de um empresário como passa a transar com a viúva do finado. Lógico que ela será suspeita de ser a mandante do crime e o policial tentará provar sua inocência.

A Promessa
Globo, 3h55.
  
(Das Versprechen). Alemanha, 95, 115 min. Direção: Margarethe von Trotta. Com Meret Becker, Corinna Harfouch. A construção do Muro de Berlim, em 1961, separa casal. Os anos se passam com ambos separados e infelizes no casamento. Mais tarde, com a queda do muro, há uma chance de reencontro. Vincular amor impossível às desventuras históricas é usual num certo tipo de cinema. Aqui, como o registro é alemão, a curiosidade é maior.
(PAULO SANTOS LIMA)

Morbidez de Truffaut

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"O Quarto Verde" (Telecine Emotion, 0h) é um filme sobre a obsessão pela morte. Pode espantar, vindo de um cineasta habitualmente vital como François Truffaut.
Espanta um pouco mais quando sabemos que é Truffaut, com um chapéu coco, que representa o papel central, o do homem obcecado, um jornalista, nos idos da Primeira Guerra, que vivencia de maneira extremada a morte de amigos e conhecidos.
O senso de humor e a agilidade, marcas registradas de tantos momentos de Truffaut, cede aqui a uma gravidade que beira a morbidez. Truffaut não teve vida fácil. Desde a infância, muitas vezes converteu a infelicidade pessoal em felicidade filmada. Aqui Truffaut namora a morte, que o apanharia traiçoeiramente em 1983.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Sobremesa Zero! Ministro leva torta na cara!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.