São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

"Buena onda" sim, este não

DA REDAÇÃO

Chegou a hora de também vermos os filmes ruins da Argentina. É uma pena que, de uma produção que tem recebido generosas acolhidas mundo afora -vide a recepção de "El Abrazo Partido", de Daniel Burman, nesta semana no Festival de Berlim-, os distribuidores brasileiros tenham resolvido, agora, selecionar justamente o joio em vez do trigo.
"Apaixonados" é um novelão comercial abarrotado de clichês.
Acompanhamos a saga de Uma (Natalia Verbeke), uma aeromoça que, desiludida no amor, resolve ter um filho por conta própria. Depois de consultar o tarô (isso mesmo) ela decide que o doador ideal do sêmen para fecundá-la é justamente o namorado de sua melhor amiga (dureza, não?).
Esta torce o nariz, mas acaba topando emprestar seu Nico, porque Uma lhe promete que ele não terá sequer de encostar nela, pois todo o "processo" será feito por meio de um instrumento para temperar peru (sim, o mau gosto impera do começo ao fim).
As coisas não correm como o planejado e Nico se vê dividido entre a namorada, com quem se casaria, e a mãe do seu filho. Apesar do tema "moderninho" da maternidade independente, vigora um moralismo raso, e idéia da paternidade convencional e responsável triunfa ao final.
Não faltam, reforçando a intenção de exportar o filme, imagens turísticas dos glaciares argentinos e de sítios famosos da capital portenha -não por acaso, uma das protagonistas é dona de uma agência de viagens, e Nico, um carismático guia de excursões.
É mesmo duro de engolir.
(SYLVIA COLOMBO)


Apaixonados Apasionados
 
Produção: Argentina/Espanha, 2002
Direção: Juan José Jusid
Com: Pablo Echarri e Natalia Verbeke
Quando: a partir de hoje nos cines Cineclube DirecTV 2, Frei Caneca Unibanco Arteplex 5, Lumière



Texto Anterior: Comédia: SP vê sucesso comercial argentino
Próximo Texto: Filmes/lançamentos: De Porta em Porta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.