São Paulo, sexta, 13 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cena Pop/Shows

Londres é aqui: confirmadas no Brasil as vindas das bandas Foo Fighters, Echo & the Bunnymen, Atari Teenage Riot, Super Furry Animals, além de Oasis; e podem chegar Prodigy e Daft Punk

Divulgação
A barulhenta banda alemã Atari Teenage Riot, que mostra som tecnopunk aos brasileiros no final de março


LÚCIO RIBEIRO
Editor-adjunto interino da Ilustrada

Faça figa para não gorar. De repente, o calendário de shows internacionais de rock que devem acontecer no Brasil neste ano é digno de constar das habituais e numerosas páginas de anúncios de apresentações ao vivo de revistas e jornais ingleses de música.
Nomes confirmados como o de Oasis, Foo Fighters, Echo & the Bunnymen, Atari Teenage Riot, Superchunk e Sebadoh, sem contar a já vista parafernália de ponta do U2, se enfileiram ao lado de atrações em adiantados entendimentos como Prodigy, Daft Punk e Rolling Stones.
Tudo para fazer de 1998 um ano barulhento como nunca na história do Brasil, desde que a guitarra foi inventada (veja as bandas que estão certas para vir ao Brasil e as que ainda podem chegar na ilustração abaixo).
Em pouco mais de dez dias do mês de março, São Paulo, por exemplo, vai virar Londres. No dia 21, tem a agitada banda britânica Oasis tocando no Sambódromo, Anhembi (o local pode ser alterado). Na mesma semana, mas ainda com o dia indefinido, se apresenta na cidade, em sua segunda visita ao Brasil, o grupo de Liverpool Echo & the Bunnymen.
Para abrir o show do quarteto do veterano Ian McCulloch, virá a indie Super Furry Animals, representante da onda galesa que se estabeleceu nas paradas da Inglaterra.
No mesmíssimo período, correndo o risco de ser nos mesmos dias do Echo/Super Furry, toca em local a confirmar nos dias 25 e 26 a banda americana Bad Religion (que tocou no festival Close Up Planet de 96, no Ibirapuera).
Ainda anotando? Dia 31 de março é a vez de uma das principais bandas americanas, o Foo Fighters, capitaneada pelo ex-Nirvana David Grohl, mostrar seu som no Olympia, repetindo a dose no dia seguinte.
Grohl também é outro que já tocou no Brasil, no Hollywood Rock de 1993, quando em vez de guitarrista ele era baterista da banda de Kurt Cobain.
E, no dia 2 de abril, aporta na boate KVA o trio alemão Atari Teenage Riot, promotor de um pandemônio sonoro que mistura punk e tecno, em um dos shows mais comentados do planeta.
Sem contar o veterano folk Bob Dylan, em mais uma "descida" ao Brasil, provavelmente também em março, mas com datas não confirmadas.

Divulgação
Keith Flint, figura que canta na banda Prodigy, que está em negociações para trazer seu tecno de arena para o Brasil


Eletrônica
A coisa pode esquentar mais no meio do ano: a Folha apurou que duas das principais bandas tecno do mundo, o grupo inglês Prodigy e o duo francês Daft Punk, estão negociando sua vinda ao Brasil.
"Não estamos encontrando datas, mas a vontade de tocar no Brasil e as conversações com a Paradoxx (gravadora que distribui os discos do Prodigy no país) prosseguem", afirmou à Folha o empresário britânico Louis Parker, da Concord Artists, empresa que gerencia os shows do grupo do esquisito Keith Flint.
"Até abril (a data especulada) não vai ser, pois o Prodigy estará em turnê na América. Vamos ver depois", disse Parker.
Quanto ao Daft Punk, a ação de trazer a banda ao país, por volta de setembro, parte do Mercado Mundo Mix.
"Estamos em conversas adiantadas, contamos com a vontade da banda, mas falta assinarmos os contratos", disse Beto Lago, do Mercado Mundo Mix, que está próximo de trazer também o DJ inglês Dave Clark.
Rock de vanguarda
De Belo Horizonte sai a fonte da vinda de bons grupos independentes da cena americana e européia. Empenhado em apresentar grupos bem conhecidos em um certo circuito underground de lugares como Londrina (PR) e Piracicaba (SP), está Marcos Boffa, uma espécie de empresário alternativo brasileiro.
Com shows que representam um gasto mínimo em relação a bandas como U2 e Oasis, Boffa tem asseguradas as apresentações de grupos como o já citado Atari Teenage Riot, mais Superchunk (veterana banda guitar oriunda de Chapel Hill, Carolina do Norte) e Sebadoh (grupo liderado por Lou Barlow, que já tocou no Dinosaur Jr., carrega o projeto Folk Implosion e é considerado atual "darling" da cena roqueira americana).
Ainda sob a responsabilidade de Marcos Boffa e seus associados na empreitada independente está a visita das bandas de hardcore californianas Lagwagon e Strunge Out, que chegam no final de maio em turnê conjunta do selo Fat Wreck Chords. A data de São Paulo está acertada: dia 29, durante uma das etapas do campeonato mundial de skate.
A vinda da turnê "Bridges to Babylon", dos Rolling Stones, também está assegurada, mas só as datas em São Paulo estão confirmadas: dias 8 e 9 de abril.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.