São Paulo, Sábado, 13 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras recentes desnudam o criador de "O Aleph"

da Equipe de Articulistas

O argentino Jorge Luis Borges, cujo centenário de nascimento se comemora este ano, é hoje reconhecido como um dos grandes escritores do século.
Depois de sua morte, em 1986, e sobretudo nos últimos três anos, surgiram na Espanha e na América Latina inúmeras obras empenhadas em desnudar o autor de "Ficções" e "O Aleph".
Uma obra não tão recente, mas considerada até hoje exemplar, é "Borges, una Biografía Literaria", do uruguaio Emir Rodrigues Monegal. Foi publicada originalmente em inglês, nos EUA, em 1978. Sua primeira versão castelhana saiu no México em 1987.
Monegal, grande conhecedor de literatura latino-americana (incluindo a brasileira), conheceu Borges de perto. Sua interpretação é alicerçada numa compreensão profunda da obra borgiana, embora excessivamente marcada pela psicanálise.
Entre as biografias publicadas nos últimos anos, as mais completas são "Borges, Esplendor y Derrota" (1996), de María Esther Vázquez, e "Borges - Biografía Total" (1995), de Marcos-Ricardo Barnatán. Ambas foram publicadas na Espanha, embora seus autores sejam argentinos.
María Esther Vázquez conviveu intimamente com Borges -foi sua colaboradora e musa nos anos 60- e dá do escritor um retrato caloroso e humano.
O problema de "Borges, Esplendor y Derrota" é tomar partido incondicionalmente da família de Borges contra sua viúva, María Kodama, descrita no livro como pouco menos que uma bruxa.
Já o livro de Barnatán, muito bem documentado, dá especial ênfase à imagem pública de Borges, incluindo aí sua contraditória atuação política.

Biografia ofuscada
Outra biografia que dá atenção ao aspecto político é "Los Dos Borges" (1996), do chileno Volodia Teitelboim.
Ex-senador comunista, amigo e biógrafo de Pablo Neruda, Teitelboim tende a ofuscar sua avaliação da obra borgiana por conta de sua aversão ao conservadorismo político do escritor.
Outra via de acesso a Borges é o CD-ROM "La Biblioteca Total -Viaje por el Universo de Jorge Luis Borges", coordenado pelo argentino Nicolás Helft.
Todas essas obras em espanhol, incluindo o CD-ROM, podem ser encomendadas na livraria Letraviva (tel. 011/280-7992).
Mas a melhor introdução ao universo de Borges é, evidentemente, sua própria obra completa, que está sendo lançada em quatro volumes pela editora Globo. (JGC)


Texto Anterior: "Tributo a Borges" estréia em NY
Próximo Texto: McEwan e Amis elogiam argentino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.