UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Ernest vai ao Exército
Record, 14h.
  
(Ernest in the Army). EUA, 97. Direção John Cherry. Com Jim Varney, Hanlen Tyson. O Ernest do título entra no Exército apenas para dirigir carros militares. Mas eis que ele é mandado ao mundo árabe para ajudar as tropas da ONU e se envolve nas confusões esperadas.

Verão Muito Louco
SBT, 14h30.
  
(One Crazy Summer). EUA, 86, 89 min. Direção: Savage Steve Holland. Com John Cusack, Demi Moore. Hoops (Cusack) tem duas habilidades e uma dúvida. As habilidades são o basquete e o desenho. Sua dúvida é entre tornar-se jogador de basquete ou cartunista. Para completar seus problemas surge em sua vida a jovem Cassandra (Moore), aspirante a cantora cuja beleza é proporcional aos problemas financeiros que enfrenta. Hoops vai se apaixonar por ela ao longo desta comédia.

Super-Controle Remoto
Globo, 15h50.
 
(Remote). EUA, 93, 80 min. Direção: Ted Nicolaou. Com Chris Carrara, Jessica Brown. Adolescente (Carrara) que tem a casa invadida por bandidos trata de defendê-la, com a ajuda de seus inúmeros brinquedos, que comanda por controle remoto. Quem lembrar de "Esqueceram de Mim" (1990) terá lá seus motivos.

Cracker Jack 2 - Morte sobre Trilhos
Record, 21h.
 
(Cracker Jack 2). EUA, 96, 95 min. Direção: Robert Lee. Com Judge Reinhold, Michael Sarrazin. Policial persegue com tenacidade ex-membro das Brigadas Vermelhas, hoje tornado terrorista profissional. E o próximo alvo do terrorista é, claro, um trem em que viaja a namorada do policial.

Um Agente na Corda Bamba
Bandeirantes, 22h17.
   
(Tightrope). EUA, 84, 115 min. Direção: Richard Tuggle. Com Clint Eastwood, Geneviève Bujold. Clint é o detetive que investiga uma série de crimes sexuais. O roteiro foge à convenção ao criar um detetive que descobre, ao longo das investigações, não o que o separa do criminoso, mas o que o identifica. Acima da média.

Intercine
Globo, 1h50.

Para esta quinta, as opções são o drama "Terapia do Prazer" (97, de Lance Young, com Craig Sheffer, Sheryl Lee) ou a comédia "Luar sobre Parador" (88, de Paul Mazursky, com Richard Dreyfuss, Raul Julia).

A Última Chance
Globo, 3h40.
  
(Her Last Chance). EUA, 95. Direção: Richard A Colla. Com Kellie Martin, Patti Lupone. Estudante modelo tem sua vida desregrada quando apresentada às drogas e ao álcool pelo namorado. Após uma série de revezes, a garota quase morre e vai parar em uma clínica de reabilitação. (IA)

Conflito do homem

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O senhor Hulot é um personagem contra o mundo moderno. De certa forma, Jacques Tati, o ator, diretor e criador do personagem, também.
Em "As Férias do Sr. Hulot" (TV5, 21h15) ele faz o que se espera dos personagens burlescos: destoa do entorno e, sobretudo, impõe um modo de ser.
Esse modo de ser é um tipo: esguio, curioso, sempre em luta com o óbvio que o mundo oferece. No mais, um personagem que não fala, como se quisesse, talvez, resguardar a pureza das imagens, ou, antes, deixar a pista de som livre para a música e os efeitos.
Na verdade, Tati e seu Hulot recriam o conflito tipicamente burlesco do homem contra os objetos. Acrescenta-lhe um tanto de elegância e o calor crítico de seu anacronismo. O riso é garantido.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Bush vai atacar à vista ou a prazo?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.