São Paulo, sábado, 13 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA CULTURAL

Nomeações serão anunciadas na terça

Hermano Vianna e Antonio Augusto Arantes vão para o MinC

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Quase um mês depois da crise que provocou a saída de quatro integrantes do Ministério da Cultura, o ministro Gilberto Gil disse ontem que pretende anunciar oficialmente na terça-feira os nomes dos novos assessores do órgão.
Segundo Gil, que participou até ontem em Salvador de um seminário com representantes de países de língua portuguesa, a estrutura do ministério será recomposta com as novas nomeações.
Antes do Carnaval, Gil demitiu seu amigo de infância Roberto Pinho, acusado de praticar irregularidades à frente da Secretaria de Desenvolvimento de Programas e Projetos. O ex-secretário, que nega as denúncias, é acusado de assinar ilegalmente um convênio com o Instituto Brasil Cultural.
Anteontem, Gil não quis confirmar os nomes dos novos integrantes do ministério. No entanto, assessores dizem que o antropólogo Antonio Augusto Arantes deverá ocupar o lugar de Maria Elisa Costa, filha do urbanista Lúcio Costa, na presidência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Outra novidade deverá ser a nomeação do também antropólogo Hermano Vianna para o lugar de Antonio Risério. Vianna é irmão do cantor Herbert Vianna.
Na quarta, durante a abertura do seminário, Gil foi muito aplaudido ao falar de improviso sobre a língua portuguesa. "São 200 milhões de pessoas em todo o mundo que falam, pensam e sonham em português", disse.
O ministro disse que o caso envolvendo Waldomiro Diniz, que provocou o fechamento de bingos e casas de jogos, não deve interferir nos planos de lançamento de duas loterias pela Caixa Econômica Federal -parte do lucro financiará programas do MinC.


Texto Anterior: Rodapé: Um documento de barbárie
Próximo Texto: Livros/lançamentos - "Armance": Stendhal enraíza o amor na história social
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.