São Paulo, sexta, 13 de março de 1998

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CLUBE DOS GAULESES
Promoção dos R$ 19,98 acaba no domingo

especial para a Folha

Termina neste fim-de-semana a promoção do Clube dos Gauleses, que oferece cardápios a R$ 19,98 em 16 restaurantes franceses.
O sucesso do evento foi tanto que o clube prepara nova investida em abril. O Grande Jogo da Cozinha, idéia de Maurice Bibas, do La Bourgogne, propõe um quebra-cabeça para os chefs do clube.
De uma cesta com 16 produtos, cada casa irá criar um menu diferente, preparado de acordo com regras estabelecidas. O preço dos cardápios fica entre R$ 22 e R$ 32.
Entre as outras iniciativas do clube está a preparação de um evento durante a Copa do Mundo.
O Clube dos Gauleses foi criado no ano passado para desmistificar a idéia de que comida francesa é cara e evitar a ausência nas mesas durante o verão. O valor do menu dos gauleses, R$ 19,98, é uma alusão ao ano e foi lançado em 11 de janeiro.
A promoção inclui entrada, prato principal e sobremesa e é servida durante o almoço e o jantar.
Em algumas casas são oferecidas cortesias, como taças de vinho, couvert ou cafezinho.
A promoção estava prevista para terminar em 1º de março. Mas as filas que se formaram na porta e a quantidade de reservas numa época de pouco movimento levou o clube a estender a promoção.
"A comida francesa não é cara, é apenas mais elaborada", afirma Eliana Maria Ayub, do L'Anciènne, que varia seu menu a cada semana durante o almoço.
Novos clientes
Demerval Despirite, do Marcel, diz que promoção de R$19,98 trouxe nova clientela. "Recebi muitos jovens e mesas grandes, que comemoravam aniversários."
Maurice Bibas chegou a contratar mais pessoas para cuidar do salão de seu restaurante, e destaca no novo perfil de sua clientela pessoas idosas que, como os jovens, têm uma renda mais limitada. "Quem nunca tinha entrado num restaurante francês por achar caro, apreciou o preço aliado ao bom atendimento e à sofisticação."
O fato de o evento ter limitado o uso de produtos mais caros não incomodou os clientes. "Gostei da qualidade dos pratos, e as porções não eram pequenas como pensei que seriam numa promoção", elogia a publicitária Monika Cavaliere, 29, que almoçava anteontem no La Bourgogne. (CC)



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