São Paulo, sexta, 13 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anos 90 descobrem James

MARCELO PEN
especial para a Folha

Henry James estava ameaçado de entrar numa espécie de limbo literário. Criador de uma obra volumosa, que muitos comentavam e poucos liam, foi resgatado pelo interesse que os escritores do século passado voltaram a despertar na década de 90.
Na verdade, "The Wings of the Dove" (literalmente "As Asas da Pomba") é um dos grandes romances da última fase de James, escritos já no início do século 20. Neles, o escritor realiza um mergulho profundo nas mentes dos personagens, resgatando nuanças de desejos, comportamento e raciocínio talvez nunca igualadas pela prosa realista.
Três mentes se digladiam em "Wings": dois amantes, Kate Croy e Merton Densher, e uma milionária, Milly Theade. James criou Milly em homenagem à sua prima, que morreu cedo e tuberculosa. Como ela, Milly sofre de uma doença fatal. Como ela, procura viver o mais intensamente possível.
O escritor dizia que metade do livro se ocupa de Milly, e a outra, do modo como os personagens são afetados por ela. Mas essa visão faz pouco jus à maquiavélica dupla de amantes, que de fato move a trama. Kate propõe a Merton que ele se case com Milly. Com a morte desta, poderiam gozar sua fortuna e ficar juntos.
Kate é a verdadeira personagem trágica da história. Reduzida à pobreza, tendo de viver de favor na casa da tia, rejeitada pelo pai, é obrigada a abdicar de seu amor por Merton, incapaz de lhe dar um futuro. Mas Kate quer os dois, amor e futuro, possibilidade que adivinhamos ser impossível.
Cabe a ela as primeiras e últimas palavras do livro. Quando, após o colapso de seus planos, Merton propõe que voltem a ser como antes, Kate diz: "Nunca mais voltaremos a ser como éramos!". O que passou entre os dois, a ponto de suscitar essa declaração, é biscoito fino que não decepcionará paladares mais exigentes.

Livro: The Wings of the Dove Autor: Henry James Editora: Oxford University Press Preço: R$ 13,87 (532 págs.) Encomenda: livraria Cultura (tel. 011/285-4033)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.