São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suely Franco ilumina "Irmãs"

Reprodução
A atriz Suely Franco, que é a cantora Linda Batista em "Somos Irmãs"


da Reportagem Local

As atrizes Suely Franco e Nicette Bruno constróem aos poucos a tocante história das irmãs Batista. É nelas, nas irmãs cantoras que, já velhas e isoladas, relembram seu esplendor, quando eram rainhas do rádio, que se ergue a surpreendente qualidade do musical.
As canções não chegam a empolgar, mesmo aquelas que ainda ecoam na memória popular. Mas Suely Franco (Linda) e Nicette Bruno (Dircinha) desenham, apoiadas nas imagens de Beth Goulart (que faz Linda jovem) e Claudia Netto (Dircinha jovem), um espetáculo iluminado.
Como Linda, Suely Franco é desbocada, agressiva, até consigo mesma: diz que a irmã é melhor do que ela, tem a mais bela voz do país. Não atenta para roupa, para linguagem, para a saúde. Vai derrubando obstáculos reais ou imaginários com os pés, as mãos, conquistando pelo humor de "crooner", de cantora de cabaré. Até atingir o que mais parece uma epifania trágica. É brilhante.
Nicette Bruno, mais contida, no limite da anulação emocional, não tem uma interpretação de mesmo impacto. Mas dá consistência à delicadeza de Dircinha. Também não tem a potência vocal de Franco, mas até isso usa em favor do estágio comovente da personagem.
Beth Goulart e Claudia Netto, a primeira concentrada na atuação, a segunda no canto, recriam Linda e Dircinha jovens quase como caricaturas, tiradas das lembranças das duas senhoras esquecidas pelo público. Mas divertem, sobretudo Beth Goulart, e impressionam pela voz, sobretudo Claudia Netto.
A encenação, de Ney Matogrosso e Cininha de Paula, é uma bela surpresa, por dominar com facilidade o acúmulo de flashbacks e acentuar o andamento dramático. Por outro lado, contrastando com o belo figurino, a cenografia está mais para a praticidade do que para a expressividade. (NS)

Peça: Somos Irmãs
Autora: Sandra Louzada
Direção: Ney Matogrosso e Cininha de Paula
Direção musical: Leandro Braga
Com: Nicette Bruno, Suely Franco, Claudia Netto, Beth Goulart e outros
Quando: qui. a sáb., às 21h; dom., às 18h
Onde: teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, tel. 011/258-3616)
Quanto: R$ 25 e R$ 30
Patrocinador: BrasilSeguridades


Texto Anterior: Teatro - Críticas: Musical é o melhor da "maestrina"
Próximo Texto: Evento: Curtas de Glauber são exibidos hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.