São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Spiegelman escreve prefácio

da Reportagem Local

O prefácio de "Gen" é escrito pelo cartunista norte-americano Art Spiegelman, o criador de "Maus", publicado no Brasil pela editora Brasiliense.
Seus dois livros, contando a saga de um judeu durante a Segunda Guerra, trouxeram credibilidade ao movimento alternativo norte-americano quando ganharam o Prêmio Pulitzer em 1992.
Em "Maus", o judeu Spiegelman fala sobre seu pai, que foi prisioneiro de um campo de concentração nazista. O livro narra em detalhes a luta dos personagens pela sobrevivência e as tentativas de escapar do jugo alemão fugindo por toda a Europa.
Assim, ninguém melhor do que Spiegelman para falar de "Gen", já que o livro é uma espécie de outra visão do que acontecia durante o conflito mundial, onde os japoneses sentiam-se prisioneiros dentro de seu próprio país.
Em seu texto, Spiegelman conta que leu "Gen" no final dos anos 70, quando sofria uma forte gripe. A doença fez com que o cartunista sofresse delírios e ficasse ainda mais horrorizado com as situações mostradas no livro.
O cartunista acaba por relatar que a obra do japonês influenciou o seu trabalho premiado, que chega também a falar do seu relacionamento difícil com o pai, semelhante ao que é visto na história de "Gen". (AM)

Livro: "Maus", volume 1 e 2
Autor: Art Spiegelman
Lançamento: Brasiliense
Quanto: R$ 17,20 cada (136 págs.)
Onde Encontrar: Comix: (011) 883-2142



Texto Anterior: Quadrinhos alternativos chegam em edição luxuosa
Próximo Texto: Artes Plásticas: Espanhol Chillida elimina os excessos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.