São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadrinhos alternativos chegam em edição luxuosa

da Reportagem Local

O livro "Comic Book, o Novo Quadrinho Norte-Americano" traz de volta ao Brasil o movimento alternativo dos EUA numa edição luxuosa para o gênero. Até aqui, o Brasil se resumiu a publicar trabalhos de Robert Crumb, o criador do movimento, e algumas histórias isoladas.
"O tratamento que demos ao livro garante que os adultos comprem sem ficar com vergonha", diz Cris Siqueira, 24, organizadora do projeto para a editora Conrad.
O cuidado com a qualidade do trabalho se refletiu na capa, desenhada por Jaime Hernandez, criador da revista "Love & Rockets" e presente no livro com uma história.
O letreiramento também recebeu atenção especial. "Nesse gênero, o texto é importante e as letras são feitas pelo próprio autor. Decidimos copiar as originais, deu um trabalhão", explica Rogério de Campos, editor do livro.
Cris Siqueira teve a idéia de publicar quadrinhos alternativos quando, em 1997, viajou aos EUA decidida a conhecer os autores que idolatrava. Cris foi a Nova York (Costa Leste do país) e depois se deslocou até Los Angeles (Costa Oeste) por terra, visitando dezenas de cidades no percurso.
Para Cris, o livro é uma seleção do que ela acredita ser o mais representativo do movimento alternativo norte-americano. Mas o que diferencia esses autores?
"Eles dão uma visão pessoal. Como não há pessoas lhes dizendo o que fazer, escrevem sobre qualquer tema", explica Cris Siqueira.
É o caso do jornalista-cartunista Joe Sacco, 38. Ele faz o que chama de jornalismo em quadrinhos. Sacco lançou, em 1993, o livro "Palestine", coletânea relatando sua experiência no território ocupado por Israel, por meio de histórias em quadrinhos que contam os dramas dos locais. O livro deve ser publicado pela Conrad este ano.
A coletânea inclui ainda histórias bizarras como "Substituto", de Richard Sala, e dramas autobiográficos como "Visitas na Noite", de Debbie Drechsler, que conta a forma como ela era molestada sexualmente pelo pai, durante a infância.

Livro: Comic Book Autor: vários Lançamento: Conrad Quanto: R$ 19,80 (136 págs.)

Texto Anterior: "V de Vingança" volta em 2 volumes
Próximo Texto: Spiegelman escreve prefácio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.