São Paulo, segunda, 13 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALÉ
Bolsa é intercâmbio entre os dois países
Brasileiros estudam de graça em Moscou

ANA FRANCISA PONZIO
especial para a Folha

Em julho deste ano, brasileiros poderão estudar, de graça, na escola do Ballet Bolshoi, fundada há 225 anos em Moscou e berço de estrelas como Maya Plisetskaya.
Para concorrer às bolsas de estudos, oferecidas pela Alliance Produção Cultural, os interessados deverão participar de uma prova de seleção, nos dias 25 e 26 de abril, no Teatro Sérgio Cardoso (inscrições e informações pelo telefone 011/255.8395 ou fax 011/257-6281).
Mestres como Tatiana Leskova e Eugenia Feodorova, do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, escolherão os melhores candidatos, que terão as despesas pagas durante a estada em Moscou.
Com o objetivo de promover intercâmbio cultural entre Brasil e Rússia, a Alliance Produção também organiza cursos de música no Conservatório Tchaikovsky, fundado em 1866.
Na área de artes plásticas, viabiliza cursos na Academia Russa de Artes Plásticas I.E.Repin, situada num palácio na Ilha de Vassili, de São Petersburgo.
A Alliance Produção é dirigida por Alfredo Borges, brasileiro que em 1989 ganhou uma bolsa de estudos dos governos do Brasil e da então União Soviética para estudar balé clássico na Escola Coreográfica de Kiev, na Ucrânia. No Teatro da Ópera, ele dançou mais tarde como solista.
Em Moscou, para onde se mudou em 1992, Borges foi bailarino da Companhia de Ballet Clássico Natalia Sats. Depois de integrar a direção da International Dance Association, presidida pelo coreógrafo Yuri Grigorovich, que já veio ao Brasil como diretor artístico do Ballet Bolshoi, Borges assumiu a presidência da filial brasileira da União Internacional de Dança, com sede em São Paulo.
Desde então, Borges vem dirigindo projetos de intercâmbio, que incluem eventos como o Concurso Internacional de Ballet de Moscou, realizado a cada quatro anos e que já premiou nomes como Mikhail Baryshnikov.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.