São Paulo, segunda, 13 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora lança guia da música clássica

WILLIAM LI
especial para a Folha

São comuns na Europa e nos Estados Unidos guias de referência dos CDs de música clássica existentes no mercado. Até na Internet o usuário pode acessar o site "www.cdnow.com" e ficar a par das últimas novidades.
Um guia desse tipo no entanto não existia até agora no Brasil. "Música Clássica em CD-Guia para uma Discoteca Básica", do crítico Luiz Paulo Horta e editado pela Jorge Zahar, vem portanto preencher uma importante lacuna na bibliografia musical brasileira.
Trata-se do primeiro guia de referência que seleciona os melhores CDs de música clássica existentes no mercado nacional.
O livro inicia com uma "discoteca mínima", com cerca de cem obras que deveriam estar presentes em qualquer discoteca, tais como o "Messias" de Haendel, a "Sinfonia n. 41" de Mozart e a "Aída" de Verdi. Com isso apenas, trata-se já de um valioso guia para quem está se iniciando nesse mundo.
O restante do volume reúne biografias opinativas de cerca de 130 compositores dispostos em ordem alfabética, seguidas de obras selecionadas gravadas em CD.
A maioria das gravações mencionadas é seguida de um breve comentário e, mesmo ao privilegiar uma versão, o guia menciona também outras gravações disponíveis, com dados fonográficos completos (gravadora, código de referência, número de CDs, etc.)
Não há dúvida de que tal tipo de obra depende muito do gosto musical do autor. Com efeito, como ele diz à página sete: "a lista de compositores incluídos já representa uma seleção; a de obras gravadas em CD, mais ainda". Já na "discoteca mínima", por exemplo, poderíamos nos perguntar por que são citados "Daphnis et Chloé" e "Ma mère l'oye" de Ravel" e não seu famoso "Bolero".
Esse tipo de indagação pode ser feito a toda a obra mas, como reconhece seu autor, raras são as unanimidades em música clássica, como a interpretação dos romântico por Furtwängler ou a Tosca de Maria Callas.
Essa subjetividade inevitável, no entanto, em nada deprecia o mérito da obra. O tom despretencioso do livro fala por si mesmo.

Livro: "Música Clássica em CD-Guia para uma Discoteca Básica", do crítico Luiz Paulo Horta
Editora: Jorge Zahar, com
234 páginas



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.