São Paulo, segunda, 13 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Exposição reúne 50 artistas brasileiros

PAULA DIEHL
de Berlim

O ICBRA (Instituto Cultural Brasileiro) e o galerista Cacco Zanchi estão organizando em Berlim a exposição "Panorama da Arte Contemporânea Brasileira". O evento inaugura o espaço cultural Fabrik Schlegelstrasse e vai de 1º a 30 de abril.
A exposição, que já esteve em 97 na cidade de Aalst, na Bélgica, pretende mostrar ao público berlinense as novas tendências artísticas no Brasil e abrange um espectro que vai desde desenhos e pinturas até fotos e instalações.
São ao todo 50 artistas representados cada um por uma obra. Dentre os destaques da exposição figuram nomes como Maria Bonomi, Renina Katz, Carlos Tenius e Alex Gama.
A maioria deles é residente no Brasil, mas alguns vivem na Europa ou nos Estados Unidos, o que não suprime o caráter nacional de suas obras.
As influências e interferências estrangeiras que fazem parte da realidade artística brasileira atual também estão documentadas na mostra.
Para o curador da exposição, Cacco Zanchi, "o objetivo é reunir as mais variadas tendências da arte brasileira atual".
O conceito do "Panorama" é aberto e abarca não só diferentes tipos de arte e estilos como também várias regiões e gerações de artistas. "Nós temos aqui artistas do país inteiro que vão dos 25 aos 75 anos", brinca Cacco.
Outra vantagem da exposição é o fato de todas as obras apresentadas estarem à venda. "Isso acaba criando um público internacional para a arte brasileira", afirma o curador.
A exposição deve acontecer também em Amsterdã, Lisboa, Madri, Nova York e Tóquio, repondo as obras vendidas com outras dos mesmos artistas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.