São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Iñárritu não sabe viver a vida

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O que está em jogo em "21 Gramas" (Telecine Premium, 21h) é a falta de controle que temos sobre a vida. Atropela-se, mata-se, enfarta-se, enfim, sabemos nossos limites sobre isso, mas este filme de Alejandro Iñárritu dramatiza ao extremo esta finitude, fazendo da morte um dado dramático e religioso. Tanto que Paul passa a entendê-la como predestinação.
Já Jean-Luc Godard enxerga a morte como criação, renascimento, porque está embutida na narrativa do filme, que, sobretudo no caso dele, é alta arte. É também a chave para reler toda uma história (do cinema). E ainda voluntária, como acredita Ferdinand em certo momento de "O Demônio das Onze Horas" (Telecine Classic, 12h35). Iñárritu filma bem, claro, mas não é papel da arte sacudir certezas e conformismos?

TV ABERTA

Pequenos Cobras - Operação Dálmatas
Record, 14h.
(Little Cobras - Operation Dalmatians). EUA, 1997, 92 min. Direção: Paulette Victor Lifton. Com Kathren Laurents, Aldo Menjivar, Stephen Wayne Erkridge. Quatro amigos adotam o dálmata Vulcan como mascote de seu clube. Vulcan será vítima de uma gangue de seqüestradores ineptos de cães. Comédia infantil obscura. Até onde se sabe, merecidamente.

É Pura Sorte
Globo, 15h50.
(Pure Luck). EUA, 1991, 95 min. Direção: Nadia Tass. Com Martin Short, Danny Glover, Sam Wanamaker, Scott Wilson, Sheilla Kelley. Glover é o detetive sem sorte, contratado por um milionário para localizar a filha, Valerie (Kelley), outra azarada, que acabou desaparecendo no México. Enfim, todos têm muita pouca sorte.

Intercine
Globo, 2h05.
Na sexta-feira, vai se assistir ao mais votado pelos espectadores entre os clássicos: "Dança com Lobos" (1990, de Kevin Costner, com Kevin Costner, Graham Greene, Mary McDonnell) e "O Pagamento Final" (1993, de Brian De Palma, com Al Pacino, Penelope Ann Miller, Sean Penn).

Confronto Mortal
Bandeirantes, 2h10.
(Ironheart). EUA, 1991, 92 min. Direção: Robert Clouse. Com Richard Norton, Karman Kruschke, Meagan Hughes, Britton K. Lee. A emissora não informa ficha técnica do filme. Em todo caso, o único filme em que título original e título brasileiro coincidem é este, em que investigador, cujo parceiro foi morto por traficantes, parte para a vingança de hábito. Ou quase de hábito, já que Robert Clouse é um diretor bem acima da média dos filmes rotineiros de artes marciais.

Carrie, a Estranha
SBT, 22h30.
(Carrie). EUA, 2002, 132 min. Direção: David Carson. Com Angela Bettis, Patricia Clarkson, Rena Sofer, Kandyse McClure. Remake do clássico do terror moderno que é o filme realizado por Brian De Palma nos anos 70. Carrie é a filha de uma fanática religiosa, pressionada entre os colegas de escola e a própria mãe. Da série a história se repete como farsa. Feito para TV a cabo. Inédito.

Capitão Ron - O Louco Lobo dos Mares
SBT, 3h45.
(Captain Ron). EUA, 1992, 100 min. Direção: Thom Eberhardt. Com Kurt Russell, Martin Short, Benjamin Salisbury, Mary Kay Place. O pouco ortodoxo capitão Ron (Russell) é encarregado de trazer o barco de uma família, em companhia da própria, até Miami. Comédia sem muito futuro, com destaque para uma pequena participação de Paul Anka, o cantor (para quem se lembra dele, em todo caso). Só para São Paulo. (INÁCIO ARAÚJO e PSL)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Ronalducho leva chute de seis dedos!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.