São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Morre aos 87 ator Jean Desailly, protagonista de Úm Só Pecado"

DA REPORTAGEM LOCAL

O ator francês Jean Desailly morreu anteontem, aos 87 anos, em um hospital na região de Paris. As causas da morte, divulgada ontem por familiares, não foram reveladas até o fechamento desta edição.
Desailly foi um importante nome do cinema e do teatro franceses nas décadas de 50 e 60. Para o público brasileiro, ele é mais famoso como o editor Pierre Lachenay, protagonista de "Um Só Pecado" (1964), de François Truffaut, recentemente relançado no circuito de arte dos cinemas de São Paulo e Rio.
No longa, Lachenay vive um relacionamento extraconjugal com a aeromoça Nicole (Françoise Dorléac, irmã de Catherine Deneuve) que tem conseqüências trágicas quando a mulher do editor, Franca (Nelly Benedetti), descobre o caso.
Desailly também atuou em longas de diretores como Jean-Pierre Melville ("Técnica de um Delator", 1962) e Fons Rademakers ("De Dans Van de Reiger", 1966), entre outros nomes.
Sua atuação no teatro passou pela comédia francesa e pela companhia de Jean-Louis Barrault e de Madeleine Renault.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Conexão Pop: De Sinatra a Sam Sparro
Próximo Texto: Música: De Havaianas, Calcanhotto canta o mar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.