São Paulo, sábado, 13 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTUGAL
Fernanda Abreu e Skank são atrações em Lisboa
Expo 98 comemora hoje o Dia do Brasil

CARLOS CALADO
especial para a Folha

O Brasil é o país homenageado de hoje na Expo 98, em Portugal. A última grande feira internacional deste século, que acontece até 30 de setembro, em Lisboa, reúne representações de 147 países.
O Dia do Brasil será marcado por 13 shows de música popular e espetáculos de teatro e dança, representativos de diversas regiões do país (veja os destaques da programação no quadro ao lado, nesta página).
Marco Maciel, vice-presidente da República, vai comandar a delegação oficial enviada para acompanhar as cerimônias do Dia do Brasil. O ministro da Cultura, Francisco Weffort, também faz parte da comitiva.
Música
"Entre artistas e técnicos, estamos levando mais de 400 pessoas a Portugal. O Pavilhão do Brasil é o "hype' da exposição", diz a produtora Patrícia Casé, que começou a programar os artistas da representação brasileira em meados do ano passado.
A música domina a maior porção da comitiva nacional. Os shows englobam diversos gêneros: do rap de Gabriel o Pensador (nome bem conhecido hoje em Portugal) ao samba do grupo vocal carioca Arranco de Varsóvia, passando pelo pop da banda mineira Skank e da carioca Fernanda Abreu, artistas que também já frequentam as rádios locais.
"É difícil ser arrojado quando se tem governos participando de um projeto como esse, mas acho que conseguimos tirar um pouco daquele ranço tradicional de só levar medalhões para representar o país", diz Patrícia Casé.
Embora a maior parte da comitiva cultural brasileira esteja concentrada na programação de hoje, outras atrações ainda serão exibidas até o final da feira.
É o caso do cantor e compositor baiano Gilberto Gil, que vai apresentar o show "Twenty Summers", comemorativo de sua 20ª turnê européia, no próximo dia 24. No próximo mês de agosto, também devem se apresentar a cantora Marlui Miranda e o grupo teatral paulista Parlapatões, Patifes e Paspalhões.
40 atrações
Com outras atrações já exibidas na feira, como a Companhia de Dança Deborah Colker, a cantora baiana Virgínia Rodrigues e o grupo folclórico Boi Barrica de São Luiz (MA), a participação brasileira soma quase 40 espetáculos.
"É impressionante o interesse que os artistas brasileiros estão despertando entre o público e a imprensa européia", diz Renato Byington, que também é responsável pela programação e coordenação do elenco nacional.
Segundo a organização, o número de visitantes diários aos pavilhões da Expo 98 gira em torno de 50 mil pessoas. "Cerca de 25% desses visitantes vão ao pavilhão do Brasil", diz Byington.
Realizada simultaneamente à comemoração dos 500 anos da chegada do navegador português Vasco da Gama à Índia, a Expo 98 tem como tema principal os oceanos.
A expectativa inicial dos organizadores era receber até 15 milhões de visitantes ao final dos 132 dias da exposição, mas esse número dificilmente será atingido.
A programação geral da Expo 98 pode ser obtida no site oficial do evento (www.expo98.pt).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.