São Paulo, sexta-feira, 13 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Manobras Super-Radicais
Record, 12h30.
(Airbone). EUA, 1993, 91 min. Direção: Rob Bowman. Com Shane McDermott, Seth Green. Mitchell (Green), surfista da Califórnia, enfrenta problemas quando os pais vão passar uma temporada na Austrália e ele deve ficar com os tios em Cincinnati, longe das praias.

Os Espíritos
SBT, 15h15.
(The Frighteners). Nova Zelândia/EUA, 1996, 110 min. Direção: Peter Jackson. Com Michael J. Fox, Trini Alvarado. Detetive com poderes paranormais (capaz de se comunicar com os mortos, portanto) se vê às voltas com misteriosos assassinatos.

O Fantasma
Globo, 15h15.
(The Phanton). EUA, 1996. Direção: Simon Wincer. Com Billy Zane, Kristy Swanson, Treat Williams, Catherine Zeta-Jones. Há heróis com sorte: Superman e Tarzã estão nessa categoria. Há outros sem estrela. Fantasma, como Tarzã, vive na África e se faz passar por homem eterno junto àqueles que protege. Fantasma, outra expressão significativa do colonialismo, presença marcante nas histórias em quadrinhos das décadas de 60 e 70, merecia um tratamento e uma modernização condizentes com seu carisma.

Homens de Honra
Bandeirantes, 22h.
(A Brooklyn State of Mind). EUA, 1997. Direção: Frank Rainono. Com Danny Aiello, Rick Aiello, Maria Grazia Cucinotta. Pequeno gângster tem a vida mudada quando uma equipe vai filmar um documentário sobre o Brooklyn, bairro de Nova York. É quando descobre que o chefão para quem trabalha é o responsável pela morte de seu pai. A partir daí, a palavra vingança não lhe sairá da cabeça.

A Tribo de Macadam
Cultura, 22h30.
Zaire/França, 1996, 90 min. Direção: José Laplaine. Com Lydia Ewabnde, Hassane Kouyate, Sidy Camara. A vida de dois irmãos de uma cidade africana, suas dificuldades e alegrias. Mike, um deles, é um mulherengo que acaba de sair da prisão, onde ficou por conta do caso que arrumou com a mulher de um policial nada compreensivo. O negócio do outro, Kappa, é o boxe. Inédito.

Intercine
Globo, 1h50.
A emissora exibe o mais votado pelos telespectadores entre a aventura "Vingança Impiedosa" (1992, de Thomas J. Wright, com Gary Busey, Ray Sharkey) e a comédia romântica "Alguém Muito Especial" (1986, de Howard Deutsch, com Eric Stoltz, Mary Stuart Masterson, Lea Thompson).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

O observador Stephen Frears
Em "Herói por Acidente" (Cinemax Prime, 16h45), o acaso leva um homem, Dustin Hoffman, a salvar a vida de vítimas de um acidente de avião. Quando é oferecida uma recompensa ao herói incógnito, quem se apresenta é um impostor.
Com semelhante história, seria muito fácil fazer um filme choroso. Mas "Herói por Acidente" é de Stephen Frears e, em lugar da banalidade possível, nos é oferecida a fina observação das coisas e das pessoas.
(INÁCIO ARAUJO)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Trapagão Africano! Quênia decreta o Apagão Sexual!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.