São Paulo, sexta-feira, 13 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Filme não é para pessoas finas

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Felizmente o roteiro original deste filme não foi utilizado. Se fosse, o filme seria completamente imprestável. Para sorte dos espectadores, a história inicial que previa um drama foi modificada para uma comédia de ficção científica. Como tal, o filme consegue o objetivo básico de uma comédia -fazer rir, mesmo que apelando para a escatologia.
Pessoas finas e sensíveis devem evitar "Evolução". Só quem acha graça em um mosquito alienígena ser retirado pelo ânus de um sujeito (veja foto ao lado) vai gostar.
Mas "Evolução" tem boas tiradas, considerando-se que é difícil ser original quando se trata de fazer mais um filme sobre invasão de ETs. A idéia é simples. Um meteoro traz formas de vida novas para a Terra. Mesmo cientistas sérios acreditam nessa hipótese de "fertilização" vinda do espaço.
A diferença é a rapidez do processo. Foram bilhões de anos até a vida na Terra passar de micróbios para seres de várias células, até produzir dinossauros e homens.
A evolução biológica não é linear. É como uma árvore densa, com vários galhos que não deram frutos. O filme leva ao absurdo o processo: de bilhões de anos para segundos e minutos. Bem, toda comédia depende de algum tipo de redução ao absurdo. Mas, se fosse um drama, a implausibilidade científica seria demasiada.
A presença de Duchovny, da série "Arquivo X", dá um charme "ufológico" ao filme. O pano de fundo, que são as séries de TV, está em toda parte. Algumas piadas só ficam inteligíveis para quem tem essa "cultura" moderna.
Alguns dos bichos que "evoluem" dão a sensação de já terem sido vistos antes. É compreensível: o supervisor de efeitos especiais, Phil Tippett, é o mesmo sujeito que ganhou o Oscar da área por "Parque dos Dinossauros". Não precisa ser muito evoluído para rir com esse filme.

Evolução
Evolution
  
Direção: Ivan Reitman
Produção: EUA, 2001
Com: David Duchovny, Julianne Moore
Quando: a partir de hoje nos cines Interlagos, Morumbi, Center Norte e circuito



Texto Anterior: Irreverência dos atores surpreende diretor
Próximo Texto: "Tabu": Filme mostra amor e morte inseparáveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.