São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Operação Cupido 2
SBT, 14h.

(Parent Trap 2). EUA, 1986, 81 min. Direção: Ronald F. Maxwell. Com Hayley Mills, Tom Skerritt. Duas jovens fazem o possível para aproximar o pai viúvo de uma e a mãe divorciada de outra. Os dois interessados resistem, claro. E Hayley, ex-graciosa atriz juvenil, entra em anos fazendo os mesmos filmes familia de outros tempos.

FBI - Perseguição Alucinada
Bandeirantes, 22h.

(FBI Free Fighter). EUA, 1995, 100 min. Direção: Chia Yung Liu. Com Ken Goodman, Mark Huston, Cynthia Rothrock. Agente durona do FBI (Rothrock) é convocada para escoltar testemunha das atividades sinistras de gangue que atua em Hong Kong. Não será fácil escapar dos gângsteres. Mais difícil ainda será escapar da clicheria.

Máfia no Divã
SBT, 22h15.

(Analyze This). EUA, 1999, 103 min. Direção: Harold Ramis. Com Robert de Niro, Billy Crystal. O que aconteceria se um gângster fraquejasse? Não é coisa que se admita nesse tipo de ramo. E se esse gângster for procurar um psicanalista? É o que faz De Niro. A boa premissa sustenta-se ao longo do filme e resulta numa comédia bem original, tanto mais que boas premissas e originalidade são produtos meio raros na Hollywood atual. Inédito.

A Trama
Bandeirantes,1h30.

(The Parallax View). EUA, 1974, 102 min. Direção: Alan J. Pakula. Com Warren Beatty, Paula Prentiss, Hume Cronyn. Repórter que investiga a morte de um importante político se dá conta de que as várias testemunhas do crime estão morrendo em acidentes. Liga uma coisa à outra e percebe que também sua vida corre perigo. A seu tempo, o filme foi beneficiado pela atualidade do assunto (nos EUA, a morte de Kennedy ainda era um tanto recente; no Brasil, o desaparecimento de pessoas e a censura eram regra durante o regime militar). À parte isso, é aquela modorra dos filmes de Pakula, embora menos que a média de seus trabalhos.

Assassinato Duvidoso
SBT, 1h50.

(A Slight Case of Murder). EUA, 1999, 94 min. Direção: Steve Schachter. Com William H. Macy, Adam Arkin, James Cromwell. Crítico de cinema mata sua amante acidentalmente e, claro, não espalha a notícia. Os problemas começam quando a polícia começa a investigar seu passado. Destaque para a presença do ótimo Macy. Feito para TV.

Intercine
Globo, 1h50.

O espectador tem como opções, para hoje, o policial "Perigo na Noite" (1987, de Ridley Scott, com Tom Berenger, Mimi Rogers, Lorraine Bracco) e o drama "Febre na Selva" (1991, de Spike Lee, com Wesley Snipes, Annabella Sciorra, Samuel L. Jackson, John Turturro, Ossie Davis, Ruby Dee).

Spitfire - Perseguição Implacável
Globo, 4h05.

(Spitfire). EUA, 1994, 95 min. Direção: Albert Pyun. Com Kristie Phillips, Tim Thomerson, Lance Henriksen, Debra Jo Fondren, Gary Schmoeller. Espião é sequestrado pelo crime organizado. Sua filha, campeã de artes marciais, tentará resgatá-lo. Da série "viu um, viu todos".

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

Biscoito fino que a elite não gostou

Em "Detetive Mixuruca" (Telecine Happy, 21h45) existe um herdeiro desaparecido e uma fortuna à sua espera. Há também um detetive disposto a encontrá-lo para ganhar uma recompensa. E um mordomo homicida, claro.
É em torno de alguns clichês que se organiza o filme de Frank Tashlin. Ou antes, em torno da capacidade da dupla Tashlin/Jerry Lewis de reciclar clichês, transformando-os em sequências de gags sempre previsíveis e, no entanto, sempre inesperadas.
Assim se faz esse biscoito fino que as massas bem que comeram satisfeitas (gente chique é que torcia o nariz).
Em 1962, Jerry é um cômico em sua plenitude, Tashlin é um diretor no auge. Não é o melhor filme da dupla. Mas é impecável.
(INÁCIO ARAUJO)

CINEMA FRANCÊS

TV5 apresenta longa do francês Philippe Garrel
O canal TV5 leva ao ar às 21h15, com legendas, o drama francês "Coração Fantasma", dirigido por Philippe Garrel e indicado ao Leão de Ouro em 1999. No longa, um artista plástico divorciado se envolve com estudante. Da mesma escola artística de André Téchiné, Garrel prioriza o cinema purista e de baixo orçamento.

REVELAÇÃO

Harrison diz a Letterman que Selleck seria Indiana Jones
O ator Harrison Ford, que recentemente completou 60 anos, é o entrevistado de hoje do "Late Show com David Letterman", que o GNT transmite às 22h. Uma das curiosidades que Ford conta a Letterman é que o papel do arqueólogo Indiana Jones, que lhe rendeu fama, estava inicialmente previsto para o ator Tom Selleck.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O dólar sobe e o pingolim desce!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.