São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

Histórias e regras deste desconhecido, o e-mail

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

A revista norte-americana "PC World" propôs a seus leitores que relatassem as situações mais constrangedoras envolvendo e-mails enviados no trabalho. Recebeu milhares de histórias e, com base nelas, preparou sete regras de ouro para evitar futuros constrangimentos. Leia abaixo os melhores casos e as regras.

Bom conselho - "Uma editora da revista em que trabalho discutia com uma colega duas opções que poderia vestir num encontro amoroso. Por engano, enviou uma das respostas para toda a redação. Uma semana depois, ainda recebia e-mails dizendo: "Se eu fosse você, iria com a camisola preta de seda decotada'".

Show do milhão - "O gerente de RH fez uma cuidadosa lista de ramais de todos os funcionários de nossa empresa, incluindo presidência e diretoria. Enviou os números de todos para todos. Detalhe: por engano, foram juntos salários, benefícios e aumentos recentes de todo o mundo".

Mão dupla - "Devolvendo uma pergunta de uma amiga, minha colega de trabalho escreveu uma detalhada resposta sobre por que havia terminado seu namoro com o ex. Ele gosta mais de homem do que de mulher, disse. Só que enviou para todos os endereços de sua lista, incluindo o meu, o de seu ex e do homem com quem ele tinha ficado".

C.c. para o advogado - "Eu a conheci no piquenique da firma e por e-mail nós falamos sobre nossas infâncias reprimidas e começamos a namorar. Num domingo, seis meses depois, pedi-a em casamento e ela aceitou, sempre por e-mail. Quatro dias depois, ela terminou tudo, também por e-mail. O pior é que ela senta a dois cubículos do meu".

As regras - 1) Sempre cheque o nome do destinatário antes de clicar "enviar"; 2) Sempre cheque o nome do destinatário antes de clicar "enviar"; 3) Sempre cheque o nome do destinatário antes de clicar "enviar"; 4) Lembre-se da regra do costureiro: "Meça duas vezes, corte uma". Pense duas vezes antes de enviar uma mensagem, principalmente se for no meio de uma briga; 5) Use a pasta de rascunho com cautela, pois é fácil mandar um e-mail em progresso por acidente; 6) Velhas notícias podem se tornar más notícias. Tenha cuidado ao enviar bobagens ou piadas de mau gosto. O conteúdo pode vir a ser constrangedor para você em alguns anos; 7) Não faça comentários por e-mail que você não faria pessoalmente.

E-mail: sergiodavila@uol.com.br

Site: www.uol.com.br/sergiodavila



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Espantalho: Ficção de Shyamalan movimenta a rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.