São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
CLONE
Paula Simões trocou o vôlei pelas passarelas; descoberta na escola de modelos Wannabe, está com viagem marcada para Paris, onde tenta se firmar na carreira; ela não é a cara da Fernanda Tavares?

Doce japonês

Empenhado em reativar o programa do álcool, o governo brasileiro está acelerando as negociações com o Japão para exportar o combustível. A idéia inicial previa a mistura de álcool à gasolina para abastecer veículos, o que geraria uma exportação de 5 bilhões de litros por ano ao país.

Na semana passada, os japoneses sinalizaram com uma nova proposta: usar o álcool para abastecer usinas termelétricas no país. As exportações mais do que dobrariam, para 12 bilhões de litros.

Para selar acordos, o governo brasileiro depende de uma garantia formal dos usineiros, de que produziriam o suficiente para abastecer o mercado externo. Garantias essas que, até agora, não chegaram ao papel.

CAIXA ÚNICO
Com filiais em 17 Estados, a Votorantim decidiu centralizar em São Paulo a decisão sobre doações de dinheiro para campanhas. Recursos para candidatos, aos governos ou ao parlamento, só com o "ok" de Antônio Ermírio de Moraes.

DORIL
Estão desaparecendo das ruas os outdoors em que José Serra era celebrado como o grande responsável pelo seguro-desemprego no Brasil. A retirada coincide com a revelação de que, na verdade, quem criou o benefício foi o ex-presidente José Sarney. A coordenação da campanha de Serra diz que os outdoors mudam a cada 15 dias.

MÍDIA
Ciro Gomes convidou o jornalista Luís Costa Pinto para coordenar a mídia da campanha. Costa Pinto foi o repórter que fez a entrevista com Pedro Collor, em "Veja", que detonou o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

TODOS CONTRA TODOS
O prefeito do Rio, Cesar Maia, telefonou para o Palácio do Planalto e reclamou da escolha de Humberto Mota para presidir os Correios. Ele acha que a nomeação foi feita para agradar Anthony Garotinho (Mota é amigo de Luiz Paulo Conde, vice de Rosinha Garotinho ao governo do Rio), que estaria ajudando o governo ao dividir os votos da oposição na sucessão presidencial. O deputado Moreira Franco, do PMDB, garante que a indicação é de seu partido.

DOIS PRÁ LÁ
Sem o palanque de Tasso Jereissati no Ceará, Serra pode ficar também sem o PMDB de Sérgio Machado, candidato ao governo. "O palanque dele tem que ser o do PSDB", diz Eunício Oliveira, presidente do PMDB-CE. Ele reclama de que nenhum material de Serra chegou ao Estado. "Eu imprimi 30 mil camisetas com o meu dinheiro. Você acha que vou colocar a cara do Serra? Eu não, tenho que me salvar", diz ele, que já pede votos ao Senado para Patrícia Gomes, ex-mulher de Ciro.

BANDEIRINHAS
Colecionadores paulistas emprestaram cerca de 40 obras à Área Galeria, de Recife, para uma retrospectiva de Volpi, em setembro. O seguro está estimado em US$ 2 milhões.

ARTE CHIQUE
Será inaugurada em outubro a Casa de Cultura Julieta de Serpa, novo centro cultural do Rio, no Flamengo. Carmen Mayrink Veiga vai ministrar aulas de etiqueta e modelos trabalharão como garçons no restaurante francês do lugar.

O SONHO ACABOU
O Brasil não terá representantes no Gay Games -a olimpíada gay que acontece em novembro, na Austrália. O Roza Futebol Clube, única equipe classificada, não conseguiu patrocínio. "Estamos arrasadas", diz, assim mesmo, no feminino, Raymundo Pereira, goleiro do time.

BIS
Motivada pelo sucesso da caixa de 14 CDs de Nara Leão, a gravadora Universal decidiu lançar uma segunda caixa até o fim do ano. Vai trazer os outros 14 álbuns da cantora, que seriam vendidos separadamente.

MODA REAL
No rastro do sucesso de sua marca de comidas orgânicas, a Duchy Originals, o príncipe Charles pretende lançar agora a linha Duchy Originals de roupas masculinas, com o lucro voltado para instituições de caridade.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

A atriz Clarisse Abujamra estrela o monólogo "A Maçã de Eva", dentro do projeto Oito Solos de Teatro, hoje e amanhã, às 21h, no Teatro Folha.
É com coquetel a apresentação hoje da "Segunda Mostra Fashion Decor" da Hugo Boss, com a arquiteta Bya Barros, às 20h, na r. Haddock Lobo, 1.626, em São Paulo.
Os designers Diane Veluttini, Leylah Navarro Lins, Ricardo Spino e Cris Pomar apresentam suas coleções hoje, às 10h, na r. Monte Alegre, 252, Perdizes.
É com festa a despedida hoje da cantora Ione Papas das noites do bar Barnaldo Lucrécia, a partir das 21h.
É hoje a abertura da exposição "London Highlights", do fotógrafo Alex Salim, às 19h30, na Cultura Inglesa Itaim.
O artista plástico Sarro lança hoje o livro "Sarro, o Brasileiro Global", a partir das 20h, na Nova André Galeria.



Texto Anterior: Crítica: Aos 52, Chefe sabe do que fala
Próximo Texto: Net Cetera: Histórias e regras deste desconhecido, o e-mail
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.