São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Patrulha B.R.A.T.
SBT, 14h.
(The B.R.A.T. Patrol). EUA, 1986, 100 min. Direção: Mollie Miller. Com Sean Astin, Tim Thomerson, Jason Presson. Filhos de militares formam patrulha de brincadeira para efeito de guerra de brincadeira. Por acaso, os garotos descobrem trama para desviar armas do Exército para o mercado negro.

O Preço da Conquista
Globo, 15h25.
(Little Girls in Pretty Boxes). EUA, 1997. Direção: Christopher Leitch. Com John Ashton, Philip Casnoff, Swoosie Kurtz, Courtney Peldon. Uma jovem ginasta ouve o canto da sereia dos Jogos Olímpicos e passa a se preparar loucamente, em busca da chance de disputar sua vaga na competição. Não se dá conta dos excessos a que o treinador a obriga (tipo de alimentação etc.) e dos perigos que podem representar. Na verdade, sua mãe bem que tenta adverti-la. Feito para TV. Um inédito a propósito.

Anjos da Lei
Bandeirantes, 21h55.
(Vice Girls). EUA, 1995, 85 min. Direção: Richard Gabai. Com Lana Clarkson, Liat Goodson. Três mulheres tiras investigam o mundo do cinema pornô em busca de responsáveis por "snuff films" (esses em que a morte das pessoas não é simulada, mas real). O tema é muito bom, embora aqui tudo tenha cara de sensacionalismo vira-lata.

Areias Quentes
Bandeirantes, 2h15.
(Surf, Sand and Sex). EUA, 1994, 72 min. Direção: Anthony Giovanni. Com Kim Dawsen, Gwen Sommers. Seis belas garotas vão à Califórnia, dispostas a passar um verão de arromba.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Sobre imagens tratadas a pontapés


Não está na TV paga e não é bem um filme. São vários, exibidos no fim da novela "Aquarela do Brasil", da Rede Globo.
Mas vale a pena observar os trechos de documentários do D.I.P., o órgão de propaganda do Estado Novo. A cada dia um evento (pode ser uma parada ou a construção do relógio da Central do Brasil) é trazido.
Os filmetes entram como caução histórica de uma representação bem pálida do período. No mais, a Globo fez o favor de trocar a locução original por uma "fake", tão mais triste por imitar a fala e a entonação daquele momento.
Pode-se esperar que um dia o Canal Brasil exiba esses documentários tal qual eram. Pode-se, sobretudo, refletir sobre a mania brasileira de tratar suas imagens a pontapés. (IA)


MÚSICA
Programa lembra ícone do blues britânico
Ex-integrante da banda Fleetwood Mac, o guitarrista britânico Peter Green é o tema do programa "Profiles", que vai ao ar hoje, às 13h, no canal Film & Arts. O músico, que recentemente voltou à ativa, influenciou, entre outros, o também guitarrista Gary Moore.

OPÇÃO
Canais pagos são a saída para os cinéfilos
Já sob os efeitos da Olimpíada de Sydney, os canais abertos reduziram o número de filmes na grade de programação. Assim, sobram os filmes disponíveis nos canais pagos. Entre as boas opções de hoje há "A Era do Rádio" (TNT, às 20h), dirigido por Woody Allen e com Mia Farrow no papel principal. Outra pedida é conferir "Barbarella" (Telecine 4, às 23h45). Quando fez esse filme estrelado por Jane Fonda, em 1968, o diretor Roger Vadim já estava um tanto ladeira abaixo. O filme não foi o que se esperava -talvez fosse plácido demais para um momento de turbulência-, mas foi um veículo eficaz para a sensualidade de Jane.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Lua cheia em Peixes
Próximo Texto: José Simão: Olimpíada Engripada! Vamos ganhar ouro em gripe!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.