São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irvin Mayfield sucede a Marsalis

DA REDAÇÃO

Buddy Bolden, Louis Armstrong, Wynton Marsalis, Terence Blanchard, Nicholas Payton. Considerado localmente o próximo nome nessa linhagem de trompetistas de Nova Orleans, Irvin Mayfield vem ao Free Jazz para mostrar se é merecedor da distinção.
De sua casa em Nova Orleans, ele parou de cozinhar uns biscoitos e disse à Folha, por telefone, que está sendo ajudado por seus antecessores a ser um grande trompetista. "Mais do que meu mentor, Wynton é meu amigo. Cheguei a morar dois anos com ele em Nova York, enquanto estava estudando música. Nicholas me deu um de seus trompetes."
Segundo Mayfield, músicos do calibre dos citados nos parágrafos anteriores têm resolvido ficar na cidade natal, o que tem aquecido a cena musical de Nova Orleans.
"Hoje, nós não precisamos mais migrar para o norte. Temos uma infinidade de clubes aqui. Para quem assiste, o legal é ter a oportunidade de ver alguns encontros entre músicos locais. Além disso, a platéia recebe a nossa vibração caseira, impossível de encontrar em outro lugar."
Apesar de ser um músico que vem fundindo o jazz com outros estilos, o trompetista não protagoniza discussões com Wynton, conhecido por sua defesa da tradição no gênero. E, quando o assunto é a mistura no jazz, Mayfield adapta o discurso para não agredir seu mentor.
"Quando aparecer o Louis Armstrong do hip hop, eu vou gostar, mas até hoje não vi ninguém com a magnitude de um John Coltrane ou de um Beethoven. Até esse dia, pop, hip hop e outros estilos são apenas coisas feitas para as pessoas sacudirem os traseiros. O discurso não se adapta à música de Mayfield, que, além da carreira solo, lidera o grupo de sotaque caribenho Los Hombres Calientes. Salsa, música brasileira e até vertentes do pop entram na fórmula que o trompetista vai mostrar no Free Jazz, acompanhado de piano, baixo e bateria. (EF)


Texto Anterior: Free Jazz Festival
Próximo Texto: Concerto/Crítica: Freire e LMP: muito bom... com reticências
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.