São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2000

Texto Anterior | Índice

PSICANÁLISE
Masp discute atualidade e legado de Freud

ESPECIAL PARA A FOLHA

Já estão abertas as inscrições para o primeiro dos cinco simpósios que acontecem a partir do dia 28 no Masp como evento paralelo à exposição "Freud: Conflito e Cultura", com abertura prevista para o próximo dia 27.
A exposição, considerada a maior já realizada sobre o pai da psicanálise, foi inaugurada em 98 em Washington, já esteve em Nova York, Viena e Los Angeles e vem ao Brasil trazida pelo museu em colaboração com a Folha.
Até o dia 28 de novembro serão exibidos objetos de uso pessoal de Freud, o famoso divã, sua coleção de antiguidades, fotos, manuscritos e até videoclipes.
O escritor peruano Mario Vargas Llosa fará a palestra de abertura do primeiro simpósio, sobre a relação entre psicanálise e cultura em sua atualidade.
Segundo a coordenadora do encontro, a psicanalista Ana Maria Andrade Azevedo, Llosa foi escolhido porque, "além de ser um importante pensador da cultura latino-americana, quando morava no Peru, esteve próximo ao grupo psicanalítico de lá".
As sessões seguintes irão trazer debates a partir de textos freudianos com temas de fora da prática clínica, como "Mal-Estar na Civilização", "Psicologia das Massas" e a "Interpretação dos Sonhos".
Os convidados internacionais incluem a psicoterapeuta inglesa Susie Orbach, que enfrentou no divã um prato cheio para a psicanálise, a princesa Diana de Gales -na Inglaterra é apontada como a mulher por trás da transformação da tímida mocinha na autoconfiante e carismática figura assediada pelos fotógrafos.
Participam ainda o sociólogo inglês Michael Rustin, que pensa a sociedade a partir da psicanálise, o psicanalista uruguaio Marcelo Viñar, especializado em questões da infância marginalizada, o peruano Max Hernandez e o norte-americano Owen D. Renik. Entre os brasileiros, estão nomes como o do jornalista Alberto Dines, o ex-ministro da Cultura (governo Collor), diplomata e ensaísta Sergio Paulo Rouanet, o psicanalista Jurandir Freire Costa e o filósofo Renato Janine Ribeiro.
Os outros simpósios programados irão tratar das relações entre a psicanálise e temas como o modernismo, a pedagogia, a psiquiatria e a ciência. As vagas são limitadas e os ingressos variam de R$ 50 a R$ 90. Mais informações pelo telefone 0/xx/11/3714-0506.


Texto Anterior: Marcelo Coelho: O círculo infernal de "South Park"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.