São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Depois de 11/9, TV sofre ataque multimídia

ESTHER HAMBURGUER
CRÍTICA DA FOLHA

Durante a última semana, as emissoras do mundo inteiro transmitiram, retransmitiram e ainda transmitem uma verdadeira inundação de imagens que ilustram as formas específicas de propagação de um gênero de performance contemporânea: o ataque multimídia.
No oceano de informações que marca a passagem de um ano dos atentados, o documentário da MTV americana, exibido no Brasil na quarta, se diferencia. O painel sobre a interferência do evento na indústria cultural americana reforça a sensação de eficácia das táticas simbólicas da guerrilha.
David Letterman, entre outros apresentadores nos EUA, tiveram seus programas diários suspensos, no ano passado, em razão dos ataques. É como se ficássemos dias sem novela na TV.
O "Repórter Record Especial" transmitiu imagens ao vivo das cerimônias americanas. A Bandeirantes documentou homenagens oficiais brasileiras. O SBT exibiu documentário enlatado com bombeiros, que ganharam vozes e cacoetes que estamos acostumados a ver em dramas de ficção. Além de documentário, o Discovery mostrou um clipe provavelmente exibido nos países onde o canal a cabo atua, homenageando sua funcionária vítima.
Devido à celeuma que provocou há seis meses nos EUA, o destaque ficou com o documentário "11/09", da CBS, exibido pela Globo e pela GNT. Baseado em material dos irmãos Gaudet, aprendizes na arte cinematográfica, o trabalho exibe imagens raras do interior dos edifícios em chamas.
Mas, além do impressionante barulho causado pelo impacto no chão dos corpos que caíam, há pouco detalhe, porque -justifica a voz de Robert de Niro, o narrador em off- não é possível filmar o irrepresentável.
Não houve sangue na cobertura do 11/9, nem agora, nem há um ano. Tragédias de Terceiro Mundo em geral merecem tratamento sensacional. Isso não vale para os males do Primeiro. É possível que a reação defensiva enseje novas técnicas narrativas.


Texto Anterior: Terror: Zé do Caixão participa de festival espanhol
Próximo Texto: Música/Lançamento - Primal Scream: Disco inferno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.