São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Estratégia da sobrevivência

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Em 1938, Adhemar Gonzaga e sua Cinédia já haviam abdicado do sonho industrial. Sobreviver era o essencial.
E numa estratégia de sobrevivência ninguém mais eficaz do que um diretor como Luiz de Barros. Lulu de Barros, como era conhecido, fazia filmes em tempo recorde e com orçamentos minúsculos.
Para quebrar galho, certa vez, não hesitou em raspar as próprias pernas e fazer o papel de corista. O folclore criado em torno dele é interminável.
É a ele que se deve "Maridinho de Luxo" (Canal Brasil, às 22h), comédia em que se narra a história de uma certa garota mimada que decide comprar um marido.
É uma raridade que parece anunciar a chegada do precioso acervo da Cinédia à televisão.

Amor ou Amizade
Globo, 15h40.

(Boys and Girls). EUA, 2000, 94 min. Direção: Robert Iscove. Com Freddie Prinze Jr., Amanda Detmer. Rapaz e garota, amigos há muito tempo, passam uma noite juntos. É quando se coloca a questão enunciada no título desta comédia romântica.

Armadilha na Torre
Globo, 22h10.

(Trapped). EUA, 2001, 95 min. Direção: Deran Sarafian. Com Parker Stevenson, William McNamara, Meat Loaf. Na festa de reinauguração de um cassino em Las Vegas, um incêndio se espalha rapidamente sem que nenhum alarme funcione. Existe, por um lado, a possibilidade mais que plausível de sabotagem e, por outro, a luta de um grupo de pessoas para abrir caminho no meio do fogo e sair vivo dessa suja história. Feito para TV a cabo. Inédito.

Intercine
Globo, 2h05.

Abre a semana "Tempo de Glória" (1989, de Edward Zwick, com Matthew Broderick, Denzel Washington, Morgan Freeman), filme escolhido pela votação do público.

Tarzã, o Magnífico
SBT, 3h50.

(Tarzan the Magnificent). Inglaterra, 1960, 86 min. Direção: Robert Day. Com Gordon Scott. Após capturar um criminoso, Tarzã deve atravessar a selva até entregá-lo à polícia. No caminho, enfrentará muitos perigos. Só para São Paulo.

Os Doberman Atacam
Globo, 4h05.

(Trapped). EUA, 1973, 73 min. Direção: Frank DeFelitta. Com James Brolin, Susan Clark, Earl Holliman. Homem fica preso dentro de uma loja. À noite, a loja é assaltada, e o homem fica desmaiado. Quando acorda, descobre que ela está cheia de ferozes cães. (IA)

MÚSICA

Pretenders se mantêm dignos e iguais

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Loose in L.A." é um show dos Pretenders em 2003. É um dado importante, se for levado em conta que a banda foi formada em 1978 e viveu seu ápice nos anos 80.
Raras foram as boas bandas oitentistas que mantiveram gás e qualidade ao atravessar a década. O número de bandas que ainda agregaram novidades àquilo que já faziam é ainda mais restrito.
Com os Pretenders, não foi diferente. A banda capitaneada pela americana Chryssie Hynde mantém seu pós-punk, com rocks em tempos moderados e baladas que deixam o show bastante propício para a revisitação da juventude.
"Como diria Frank Zappa, um pouco de nostalgia para os mais velhos", diz Hynde ao público, no qual se destacavam trintões e quarentões e alguns pais e filhos.
O show, gravado em Los Angeles na turnê do álbum "Loose Screw", tem um caráter adulto. As vibrações da banda e da platéia existem, são sintonizadas, mas nada parecido com as explosões hormonais típicas de algo como, por exemplo, o Linkin Park, que tocou sábado, no Morumbi.
Nem poderia. Chryssie Hynde é classuda, sempre foi. Tem sua beleza, mas nunca se impôs por ela. Antes prefere "passar mensagens" (ela o diz) por meio de sua voz sensual e inteira até hoje.
Reconheça-se: houve senhores emocionados na Folha enquanto este repórter assistia à fita.
Apesar de Hynde ser americana, a banda é formada por ingleses, o que lhe confere uma fleuma bem particular. Seja quando ataca um reggae, seja num rock mais agitadinho, seja numa balada bluesy, o grupo mantém elegância e dignidade ao repertório.
Simpática, Hynde retoma canções obscuras, mostra novas e canta o fácil no fim, com "Back on the Chain Gang", "Middle of the Road". Enfim, ouvir os anos 80 é sempre algo entre o resgate e puro saudosismo. Mas será que alguém prefere ouvir "Don't Get me Wrong" na versão em português da novela "Começar de Novo"?


PRETENDERS - LOOSE IN L.A. Quando: hoje, às 11h, no Eurochannel.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.