São Paulo, Segunda-feira, 13 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL EUA
CMJ espalha mil bandas indies por Nova York a partir de quarta

ROBERTO MAIA
especial para a Folha, em Nova York

A música alternativa ganha evento acadêmico a partir desta quarta, em Nova York, quando começa o CMJ Musifest, evento anual promovido pelo grupo CMJ (College Music Jornal ), que está na ativa desde 1979 e editaduas revistas: uma semanal e uma mensal.
O Musifest vai até o próximo dia 18, reunindo 8.000 profissionais entre músicos, produtores, empresários, agitadores culturais, estudantes e curiosos.
O evento é o canal da música independente para discutir o futuro do som alternativo que em outros tempos foi chamado "college rock". É difícil ver uma predominância de estilo no festival, a não ser numa ênfase clara, de que DJs, hoje em dia, são tão importantes quanto os músicos.
A primeira lição do CMJ é lidar com a ansiedade da informação, pois os shows são simultâneos durante quatro noites, em dezenas de lugares diferentes. É impossível conferir mais de quatro shows por noite, o que exclui pelo menos 40 outros lugares com no mínimo três bandas cada.
Isso leva as pessoas a uma decisão mais objetiva: arriscar no novo e descobrir tendências ou ir atrás do que já é mais estabelecido. Por exemplo, logo na quarta é preciso optar entre o duo inglês Chemical Brothers, os galeses do Super Furry Animals e os americanos do Guided by Voices.
O quartel-general do evento, nesta edição, é o hotel New York Hilton and Towers, onde acontecem uma feira de revistas e selos independentes e painéis que vão discutir temas como a mudança do tamanho das gravadoras, como uma banda pode divulgar seu trabalho na Internet e o encontro das novas gerações do rock com o jazz, por exemplo.
As atrações sonoras estarão distribuídas em palcos históricos de Nova York como Bottom Line, Irving Plaza, Knitting Factory, CBGB e ACME Underground.
São cerca de mil atrações, como Ash, Billy Bragg, Biohazard, Cheap Trick, Chemical Brothers, Donnas, Jets to Brazil, Jungle Brothers, L7, Roni Size, Sasha, Tricky, Bettie Serveert, Hellacopters, Man or Astro-Man?, Quasi e Richard Colburn (Belle & Sebastian), só para citar algumas.
Se essa overdose não bastar, ainda se podem ver filmes durante a tarde, pois o Filmfest capricha no ecletismo. Poderão ser vistos a pré-estréia da versão restaurada de "Yellow Submarine", dos Beatles, e um interessantíssimo documentário "Better Living through Circuitry", um raio-X sobre a música eletrônica.
Para se inteirar mais pode-se se ir ao site da CMJ (www.cmj.com) ou ouvir os três boletins diários que a rádio Brasil 2000 FM, de São Paulo, estará transmitindo diretamente, às 11h, 17h e 21h.


Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Prestes
Próximo Texto: Vídeo/Lançamentos - Clássicos modernos: "Tempestade de Gelo"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.