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MODA
Temporada prêt-à-porter primavera-verão termina amanhã em Paris, de olho na sua sobrevivência no século 21
Marcas de alto luxo vão à conquista de jovem consumidora
ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A PARIS
Na nova era, as marcas de luxo
olham para as consumidoras
mais jovens, tentando garantir
sua sobrevivência no século 21.
Louis Vuitton e Chanel são exemplos disso, dentro da temporada
do prêt-à-porter de primavera-verão 2001 na Europa, que termina em Paris amanhã.
Vuitton, desenhada pelo norte-americano Marc Jacobs, avança a
passos largos no território do
cool. Agrada de fashionistas a jovens madames com sua melhor
coleção até agora para a casa de
malas, bolsas e acessórios.
O desfile começa com uma fila
de bell-boys com roupa de hotel
(carregadores de malas mesmo, e
não modelos), entrando na passarela com as novas bagagens Louis
Vuitton, com a mesma letra manuscrita da camiseta-convite.
Essa caligrafia em forma de grafite leva a assinatura de Stephen
Sprouse, notório estilista dos 80.
Ponto para Jacobs, que transporta
a linha de acessórios direto para a
década em questão, sem apropriações ou "homenagens". O resultado se desdobra também nas
bolsas, em preto-e-branco, em
verniz duro, que certamente serão
hits nas lojas.
Outro sucesso será o verniz fluo,
em rosa ou verde, em bolsinhas
quadradas que casam com os sapatos baixos ou scarpins de salto
também "aceso". A linha de calçados acompanha a coleção, somando elementos dos anos 50
com outros dos 80 -que dá o verão de 2001.
Assim, saias rodadas se alternam a looks militares impecáveis,
cintos largos e flores tipo pinceladas, impressões de um romantismo exemplificado pelo biquíni
com camuflado feito de estampa
floral, franzida.
O zíper (outra estrela da estação) desenha saias, e a alfaiataria
brilha em casimira no tailleur de
jaquetinha mais curta. O final,
com náilon, aponta uma silhueta
sofisticada e esportiva, marca de
Jacobs para a Vuitton (aqui ele
acerta muito mais que em sua
própria coleção).
Karl Lagerfeld atualiza a inspiração Coco Chanel. Parafraseando Galliano na Dior, poderíamos
chamar a nova garota da marca
de Miss Chanel. Com passarela de
neon, sandálias-plataformas baixas com luzinha; unhas gigantes
vindas do hip hop americano e
óculos cyber-chic, as garotas dão
banho de produção de moda e
abrem as portas para a customização do total look (a inspiração
seriam as modernas japonesas?).
Individualidade é a palavra-chave, presilhas, colares de pérolas, véus com o nome Coco e cabelo frisado, há de vestidos em seda estampados de leve perfume
cigano até divas em branco -da
renda chantilly até o algodão de
luxo, passando por terninhos de
encher os olhos de qualquer milionário (ou wanna-be: nossa
Miss Chanel não é para qualquer
um).
Excepcionalmente hoje, não é publicada
a coluna Noite Ilustrada
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