São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 2000

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MODA
Temporada prêt-à-porter primavera-verão termina amanhã em Paris, de olho na sua sobrevivência no século 21
Marcas de alto luxo vão à conquista de jovem consumidora

ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A PARIS

Na nova era, as marcas de luxo olham para as consumidoras mais jovens, tentando garantir sua sobrevivência no século 21. Louis Vuitton e Chanel são exemplos disso, dentro da temporada do prêt-à-porter de primavera-verão 2001 na Europa, que termina em Paris amanhã.
Vuitton, desenhada pelo norte-americano Marc Jacobs, avança a passos largos no território do cool. Agrada de fashionistas a jovens madames com sua melhor coleção até agora para a casa de malas, bolsas e acessórios.
O desfile começa com uma fila de bell-boys com roupa de hotel (carregadores de malas mesmo, e não modelos), entrando na passarela com as novas bagagens Louis Vuitton, com a mesma letra manuscrita da camiseta-convite.
Essa caligrafia em forma de grafite leva a assinatura de Stephen Sprouse, notório estilista dos 80. Ponto para Jacobs, que transporta a linha de acessórios direto para a década em questão, sem apropriações ou "homenagens". O resultado se desdobra também nas bolsas, em preto-e-branco, em verniz duro, que certamente serão hits nas lojas.
Outro sucesso será o verniz fluo, em rosa ou verde, em bolsinhas quadradas que casam com os sapatos baixos ou scarpins de salto também "aceso". A linha de calçados acompanha a coleção, somando elementos dos anos 50 com outros dos 80 -que dá o verão de 2001.
Assim, saias rodadas se alternam a looks militares impecáveis, cintos largos e flores tipo pinceladas, impressões de um romantismo exemplificado pelo biquíni com camuflado feito de estampa floral, franzida.
O zíper (outra estrela da estação) desenha saias, e a alfaiataria brilha em casimira no tailleur de jaquetinha mais curta. O final, com náilon, aponta uma silhueta sofisticada e esportiva, marca de Jacobs para a Vuitton (aqui ele acerta muito mais que em sua própria coleção).
Karl Lagerfeld atualiza a inspiração Coco Chanel. Parafraseando Galliano na Dior, poderíamos chamar a nova garota da marca de Miss Chanel. Com passarela de neon, sandálias-plataformas baixas com luzinha; unhas gigantes vindas do hip hop americano e óculos cyber-chic, as garotas dão banho de produção de moda e abrem as portas para a customização do total look (a inspiração seriam as modernas japonesas?).
Individualidade é a palavra-chave, presilhas, colares de pérolas, véus com o nome Coco e cabelo frisado, há de vestidos em seda estampados de leve perfume cigano até divas em branco -da renda chantilly até o algodão de luxo, passando por terninhos de encher os olhos de qualquer milionário (ou wanna-be: nossa Miss Chanel não é para qualquer um).


Excepcionalmente hoje, não é publicada a coluna Noite Ilustrada

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