São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CDs

Erudito
Sinfonia 4 & 9
    
CLAUDIO SANTORO
Gravadora:
Biscoito Clássico; Quanto: R$ 30, em média
Talvez ninguém, no Brasil, jamais tenha escrito sinfonias como o amazonense Claudio Santoro (1919-1989); contudo, suas obras no gênero seguem sistematicamente negligenciadas em nossas salas de concerto. No disco, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) realiza um bem-vindo resgate, colocando, ao lado de dois itens curtos (o colorido "Frevo" e o razoavelmente conhecido "Ponteio"), realizações vigorosas de duas de suas sinfonias mais "acessíveis" aos não-iniciados, a quarta (próxima de Chostakovitch e do "realismo socialista") e a nona (que inclui citação de Beethoven). É música de grande personalidade, interpretada com rara convicção.
POR QUE OUVIR: Trata-se da melhor gravação sinfônica de Santoro já feita e de um dos mais elogiáveis discos que a Osesp registrou sob a batuta de seu diretor artístico, John Neschling. (IRINEU FRANCO PERPETUO)

Pop
FutureSex/LoveSounds
    
JUSTIN TIMBERLAKE
Gravadora:
SonyBMG; Quanto: R$ 30, em média
Já desde seu primeiro álbum solo, "Justified", de 2002, Justin Timberlake deixou de ser um mero ex-cantor de boy band e se tornou uma força no pop. Cercado dos produtores mais originais, Timberlake fez tudo direitinho para mudar sua imagem de ídolo teen para artista descolado. Agora, lança seu segundo álbum, disco mais conceitual que o primeiro mas também mais ousado. Cheio de vinhetas, prelúdios, interlúdios e amarrado pelo conceito de uma supersexualidade, o álbum segue uma espécie de som retrofuturista, utilizando-se de timbres de sintetizadores antigos, mas com uma subversão pós-moderna e dinâmica de novo rock (Timberlake, aliás, já declarou ser fã de Strokes). Alguém aí falou em Prince?
POR QUE OUVIR: O disco é uma mostra de como o pop americano -que nunca teve a originalidade como principal qualidade- anda em fase inteligente sem perder o quociente de diversão. (RONALDO EVANGELISTA)

Rock
Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'Roll (trilha sonora)
   
VÁRIOS
Gravadora:
Deckdisc; Quanto: R$ 30, em média
Nada mais justo e coerente que, das 14 músicas da trilha sonora do filme baseado nos personagens hippies de Angeli, seis sejam de Júpiter Maçã. Afinal, esse cantor e compositor gaúcho encarna há quase dez anos a própria essência da psicodelia tardia, embalada e conservada a doses maciças de um rock que prega reverência aos ícones dos anos 60, em particular Beatles e Mutantes. Entre já clássicos de sua autoria, como o "hino" "Um Lugar do Caralho" e a ode ao cogumelo "The Freaking Alice (Hippie under Groove)", estão novidades como a excelente "A Marchinha Psicótica de Dr. Soup", que entrega a influência no verso "o timbre do Caetano é superbacana".
POR QUE OUVIR: A trilha ainda pinça da atualidade a banda Mopho ("Quando Você me Disse Adeus"), além de nomes da época, como Rita Lee, Tom Zé, Arnaldo Baptista e Novos Baianos. (BYS)

Instrumental
Caçuá
   
NICOLAS KRASSIK
Gravadora:
Rob Digital; Quanto: R$ 23, em média
Um violinista francês tocando samba, choro, xote e baião tinha tudo para dar errado, mas não é o que tem acontecido com Nicolas Krassik, 37, há cinco anos vivendo no Rio de Janeiro. Um ano depois de "Na Lapa", ele volta a lançar um bom disco, "Caçuá", em que reforça as possibilidades de entrosamento entre o violino e as formações populares brasileiras. Nos temas nordestinos, o instrumento substitui a rabeca tradicional, mas com o toque pessoal de Krassik. Nos sambas e choros, ocupa o lugar que poderia ser dos instrumentos de sopro, mas com muita liberdade -a versão para "Juízo Final", de Nelson Cavaquinho, é um bom exemplo.
POR QUE OUVIR: Tanto nas músicas conhecidas ("Deixe a Menina", "Último Desejo") quanto nas novas, Krassik concilia tradição e originalidade, atingindo um resultado agradável e promissor. (LUIZ FERNANDO VIANNA)

Texto Anterior: Última Moda: Paris liberta as pernas e a imaginação
Próximo Texto: Crítica/rock: Mars Volta mistura ritmos e questiona religião em bom CD
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.