São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Varekai" cumpre o dever de entreter e impressionar

MARCIO BALLAS
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Respeitável público! Vai começar o maior espetáculo da terra!" Não é com esse clichê que o Cirque du Soleil, anuncia seu espetáculo "Varekai", em São Paulo.
Bem que poderia, devido ao tamanho do "negócio". Negócio no sentido de "business" e de "coisa" mesmo. Tudo muito grande e perfeitamente organizado. Não sou do circo nem do "showbusiness". Sou palhaço, vindo do quintal, do teatro e da rua. Descrevo, aqui, o baralho de sentimentos e sensações que tive ao longo da apresentação.
O espetáculo começa morno, até a entrada de acrobatas com um número de tirar o fôlego, no qual um pequeno erro faz o público ficar naquela tensão boa que o circo nos proporciona. Eles se preparam para nova tentativa. "Será que vão conseguir?" Sim! Conseguem. O público os ovaciona, num daqueles raros momentos em que o homem consegue chegar perto de Deus. Os números seguintes são ótimos, mas poderiam ser mais curtos. O espetáculo tenta contar uma história que não é compreensível nem acrescenta algo de relevante.
Na segunda parte, um lindo número de trapézio triplo nos deixa orgulhosos das brasileiras Natalia Presser e Michele Ramos. Um número de palhaço simples e genial, de autoria do paulista Claudio Carneiro, é aplaudido como um dos melhores do circo. O acrobata Raphael Nepomuceno completa o elenco brasileiro no show.
Curiosamente, sinto que falta emoção no meio da virtuosidade. Fora isso, "Varekai" cumpre o dever de entreter e impressionar. É o circo moderno, com a superação do homem pelo homem.
Uma dica: saia de casa com muita antecedência, ou vá de táxi. A fila do estacionamento é gigantesca, já que a nossa cidade não tem a organização do Cirque du Soleil.

MARCIO BALLAS é palhaço e um dos criadores do Jogando no Quintal

VAREKAI
QUANDO ter., qua. e sex., às 21h; qui. e sab., às 17h e 21h; dom., às 16h e 20h; até 27/11
ONDE parque Villa-Lobos (av. Avenida Queirós Filho, s/n; tel. 0/xx/11/4003-6464)
QUANTO R$ 140 a R$ 585
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rubricas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.