São Paulo, Sábado, 13 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Christian Cravo leva prêmio internacional

Reprodução
Foto de Christian Cravo, que receberá o Prêmio Mother Jones


ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha


Christian Cravo foi o fotógrafo da América Latina escolhido para receber o Prêmio Mother Jones, o segundo mais importante do mundo -o primeiro é o Eugene Smith- , instituído pela 2000 Mother Jones International Fund for Documentary Photography, com sede em San Francisco, na Califórnia.
Cravo, 25, apresentou o projeto "Misticismo, Salvação, Água e Romarias", que está desenvolvendo há mais de dois anos. O trabalho focaliza o homem religioso do sertão nordestino, as romarias e a fé em Deus que o mantêm firme na terra.
"Com a inconstância climática e o problema da água, a população direciona suas esperanças para o milagre de um ser superior, que comande os ventos, as nuvens e, por fim, a chuva redentora, para que possam plantar, colher e sobreviver", disse.
Cravo é filho do fotógrafo Mario Cravo Neto e neto do escultor Mario Cravo Júnior. "Christian herdou do pai e do avô o afrontamento pelo inesperado, um caminho que o artista verdadeiro deve trilhar. Essa é a principal herança da família", diz Cravo pai.
Com relação ao prêmio, explica que é um aval para o reconhecimento internacional. O avô escultor sente-se premiado de certa forma e, além de reconhecer a importância do prêmio, lembra ao neto "a necessidade de conter um pouco a euforia de forma a se proteger de futuros desencantos da profissão".
Parte do trabalho de Cravo está sendo mostrado na exposição "Mar e Sertão", na galeria Pierre Verger, em Salvador. A próxima mostra será em setembro de 2000, na galeria Trock Morton, em Nova York.
Além de Christian Cravo, os últimos ganhadores brasileiros do Prêmio Mother Jones foram Paula Sampaio e André Cypriano.


Texto Anterior: Walter Salles: Rostos em transe
Próximo Texto: Ano 2000: Leibovitz vira do avesso o 'erótico de bom gosto'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.